O uso de tecnologias gerenciais na Construção Civil

Tempo de leitura: 4 minutos

Assim como já acontece com empresas de outros setores, o ramo de Construção Civil também está buscando constantemente por diferencial competitivo, porém, se destacar verdadeiramente da concorrência e atingir o crescimento e o lucro estimado nem sempre é tarefa fácil.

Mas o que deve ser feito para alcançar essas expectativas? Quais estratégias devem ser traçadas?

É sobre isso que falaremos no artigo de hoje, ressaltando o importante papel da Tecnologia da Informação no setor de Construção Civil. Como o uso das tecnologias gerenciais contribui para que as empresas desse setor possam reduzir custos, gerenciar melhor os projetos e obras, organizar e controlar o fluxo de materiais, de tempo, de mão de obra entre outros.

Qual a importância da TI na Construção Civil?

Devido à alta competitividade e instabilidade econômica no país, a TI passa a ter ainda mais importância na gestão de projetos e obras.

Isso porque a tecnologia pode facilitar muitos processos, tanto nas etapas de elaboração, gestão e execução de um projeto – em que é preciso acompanhar de perto todo o fluxo de materiais e insumos que serão necessários para que não ocorram desperdícios e prejuízos, quanto na qualidade e tempo de entrega do empreendimento.

Todo esse controle visa trazer mais efetividade na redução de custos de construção do empreendimento e também promover melhorias e otimização nos processos a longo prazo.

Porém, diante da ampla gama de soluções tecnológicas existentes atualmente, como saber o que é de fato efetivo para executar bem essa gestão?

Hoje em dia existe o mercado disponibiliza uma série de ferramentas de gestão voltadas para a Construção Civil que vão desde softwares que apontam informações da obra em tempo real, até vários equipamentos avançados como niveladores a lazer, guinchos computadorizados, equipamentos de segurança, drones entre muitos outros.

Diante de tantas opções é preciso analisar o que mais se adéqua ao seu negócio, acima de tudo, deve-se considerar aquela solução que irá fornecer informações relevantes para tomar decisões em momentos cruciais.

Por que utilizar as tecnologias gerencias no setor de Construção Civil?

Já percebemos que o uso da tecnologia nos projetos e canteiros de obras pode gerar uma série de benefícios, não é mesmo?

Por isso, listamos abaixo alguns desses possíveis benefícios para te ajudar a abrir a mente para o uso das inovações tecnológicas no setor de Construção Civil.

Informações e integração de setores

– A TI possibilita coletar e trocar dados e informações de vários sistemas, integrando setores gerenciais, administrativos e operacionais.

Essa integração visa garantir execuções mais rápidas e eficientes, bem como otimizar recursos como os fornecedores, materiais, mão de obra e outros.

Redução de retrabalho

– Redução na quantidade de retrabalho, monitorando as atividades planejadas, executadas, acompanhadas e validadas simultaneamente, evidenciando possíveis falhas durante alguma etapa do processo que podem ser apontadas em tempo real para uma tomada de decisão imediata.

Redução do desperdício de materiais

– Redução do desperdício de materiais, através de um maior controle de estoque, destino e quantidade necessária para cada obra, o que contribui também uma redução com gastos desnecessários.

Redução no tempo de entrega do empreendimento

– Redução no tempo de entrega, através da geração de relatórios que apontam as horas de um fluxo de trabalho semanal incluindo todas as partes atuantes de uma obra, otimizando etapas e minimizando atrasos – que é considerado um dos principais problemas do setor.

Melhoria no planejamento

– Melhoria no planejamento, uma vez que é possível criar listas de tarefas para cada etapa da obra, de custos para materiais e insumos, cronogramas e calendários para colaboradores onde é estabelecido os dias de trabalho e feriado/folga.

Gestão por dispositivos móveis

–   Gestão móvel de projetos, através de uma comunicação fácil e prática. Estamos falando da utilização de dispositivos móveis, tais como tablets ou smartphones, possibilitando a resolução de pendências em tempo real, distribuição e acompanhamento de tarefas e tomada de decisões importantes a fim de gerir as equipes no canteiro de obras com mais efetividade.

Viu como a tecnologia tem papel importante no setor de Construção Civil? Basta saber qual solução se adéqua melhor ao seu negócio e usufruir de todas as vantagens e benefícios a favor da gestão da sua empresa.

Leia mais sobre indicadores de gestão para Construção Civil: Curva S: como elevar a gestão das empresas de construção civil.