8 motivos para começar agora a utilizar o Power BI!

Tempo de leitura: 5 minutos

Por muito tempo, softwares como o Excel e suas planilhas foi a melhor e mais utilizada ferramenta para geração de relatórios dentro das empresas. E não há dúvidas de que ainda hoje o Excel é de fato muito importante para o dia a dia na gestão de qualquer setor.

Entretanto, é chegada a hora de pensarmos fora da caixa e investirmos em formas mais práticas, inovadoras e eficientes de reportar dados e gerar gráficos.

O Power BI é uma solução de Business Intelligence poderosa, com recursos e funcionalidades capazes de realizar análises e gerar relatórios com alto nível de assertividade e excelência, facilitar a obtenção de respostas rápidas através da redefinição de campos, entre tantas outras ações, oferecendo insights rápidos e efetivos.

Diga adeus às tabelas, planilhas ou gráficos estáticos e incompletos. Conheça 8 motivos para começar agora a utilizar o Power BI!

1 – É uma solução da Microsoft

A Microsoft é uma empresa líder de mercado que desenvolve, fabrica, licencia e vende softwares de computador, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais.

Entre seus sistemas operacionais, programas pessoais e corporativos mais utilizados e tão importantes nas organizações estão o pacote office e o SQL Server, por exemplo.

2 – O Power BI se conecta com as mais diversas fontes de dados existentes

É possível conectar, importar e exportar dados sem perder nenhum detalhe com qualquer tipo de fonte de dados, como páginas web, planilhas de Excel, arquivos Texto, soluções na nuvem e qualquer tipo de banco de dados.

Atualmente são mais de 60 conexões com soluções que provavelmente sua empresa já deve utilizar.

3 – O Power BI está tanto na nuvem quanto local

Sua implantação e utilização pode ser feita na nuvem ou em ambiente local.

  • Nuvem

O Power BI oferece a modalidade SaaS (Software como Serviço) que fornece um tempo de atividade de 99,9% com implantação rápida em nuvem ou nuvem híbrida. É possível se conectar a vários bancos de dados na nuvem em tempo real. O Power BI está sempre sincronizado, não sendo necessário configurar atualizações. Gere insights independentemente de onde os dados residirem.

  • Ambiente Local

O Servidor de Relatório do Power BI dá a possibilidade de explorar dados e gerar insights com capacidade de relatório corporativo do SQL Server Reporting Services. É possível desenvolver relatórios com infraestrutura local contando com uma solução ampla pronta para armazenamento na nuvem.

4 – O Power BI traz mobilidade

No Power BI é possível acessar os dashboards de qualquer lugar e a qualquer hora através de dispositivos móveis como celulares, tablets e etc. Ele tem app para todas as plataformas (IOS, Android, Windows Mobile) e o melhor de tudo, é grátis.

Além disso, você terá os mesmos recursos e funcionalidades acessando o Power BI de qualquer navegador de internet

 5 – O Power BI é Self-service

O Self-service BI faz parte de uma realidade que dá condições a usuários não técnicos, ou seja, analistas, diretores, gerentes de áreas como comercial, RH, marketing, compras e tantas outras a desenvolverem relatórios, dashboards e indicadores de gestão baseados em dados e apresentá-los de forma rápida, simples e efetiva.

O Power BI como uma solução Self-service BI permite que os próprios usuários de negócio gerem e analisem seus relatórios e indicadores de gestão, não precisando passar essa tarefa para o TI.

 6 – O Power BI é muito fácil de implantar

O Power BI pode ser implantado facilmente (você pode conferir aqui), com pouca ou nenhuma participação dos profissionais de TI da sua empresa. Essa praticidade possibilita aos gestores e tomadores de decisão iniciarem seu uso mais rapidamente.

7 – O Power BI é muito barato ou até mesmo gratuito

O Power BI tem uma versão gratuita que pode ser utilizada para consulta de relatórios já publicados e para usuários que irão criar dashboards. Existe um modelo de licenciamento bastante interessante e atrativo para empresas de qualquer porte.

O Power BI é licenciado na forma de assinatura que o usuário paga apenas um valor mensal e nada mais por isso para utilizar uma gama de recursos e funcionalidades que contribuem para excelentes tomadas de decisão.

O custo dessa mensalidade pode ser conferido aqui. Viu como é fácil ter uma solução de BI por um custo acessível usando o Power BI?

8 – O Power BI é líder no Quadrante Mágico do Gartner Group

O respeitado instituto de pesquisa e análise do setor de TI, Gartner Group, divulga anualmente o Quadrante Mágico com o objetivo de ajudar as empresas em suas decisões de compra por soluções tecnológicas.

A versão 2019 foi publicada e pela 12º vez consecutiva a Microsoft foi eleita como fornecedor líder em soluções analíticas com o Power BI. Desta vez com o grande diferencial sobre os anos anteriores, sendo reconhecida como líder absoluta com o Power BI.

Cá entre nós, são motivos mais do que suficientes para não perder mais tempo e adotar de vez uma das melhores soluções de BI do mercado e fazer a real diferença na gestão da sua empresa, não é mesmo?

Quer conhecer mais sobre o Power BI? Nós podemos esclarecer suas dúvidas. Acesse nosso site, conheça nosso pacote de soluções e fale com um de nossos consultores!

Somos parceiros certificados da Microsoft para o Power BI e oferecemos soluções para projetos de Business Intelligence (BI). Desenvolvemos relatórios operacionais e gerenciais, indicadores de gestão e desempenho que melhoram a gestão e o controle da sua empresa.

Além disso, ministramos treinamento de Power BI com profissionais altamente qualificados.

Gostaria de participar do nosso treinamento? Acesse o conteúdo programático clicando na imagem abaixo!