Por que a gestão por dados está em alta? Veja como pode ser útil para seu negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

A todo momento as organizações buscam melhorar sua performance e a tecnologia tem sido uma grande aliada nesse constante desafio. Fazer gestão por dados é uma boa alternativa para alcançar esse objetivo.

Uma gestão que conta com uma análise de dados efetiva, informações consistentes, segurança das informações, agilidade e automação de processos, está muito mais propensa a obter êxito em seus projetos.

A visão analítica deve estar fortemente presente nas estratégias de uma empresa, porque por meio dela é possível monitorar números e resultados, prever situações e evitar falhas, entre outros benefícios que mostraremos com mais detalhes a seguir.

Porque a sua empresa precisa da gestão por dados?

A gestão baseada em dados tem como princípio analisar informações corporativas para trazer melhorias para as organizações e algumas dessas melhorias são facilmente perceptíveis no dia a dia. Entre elas, ressaltamos algumas das mais importantes e significativas para qualquer organização:

  • Proporciona uma base consistente para tomada de decisões mais assertivas

Por meio de uma estratégia de Business Intelligence é possível coletar, transformar e extrair informações relevantes sobre todos os processos e sistemas de uma empresa e também de mercado (concorrentes, governo, leis e etc).

Essas informações permitem que os gestores compreendam melhor a realidade da empresa, da concorrência e obtenha mais domínio para tomar decisões melhor fundamentadas e mais seguras.

Uma base de informações consistentes também torna possível realizar análises preditivas, podendo prever cenários e evitar falhas.

  • Possibilita a prevenção de falhas por meio da análise preditiva

A análise preditiva é capaz de usar dados e machine learning por exemplo, para prever situações de risco para a empresa, bem como boas oportunidades. O objetivo é que por meio de dados, estatísticas e fatos históricos seja possível definir as melhores estratégias que irão facilitar o alcance do sucesso nas ações em prol do negócio.

Um monitoramento constante dos processos de uma organização pode revelar falhas, e com isso a gestão ter condições de tomar decisões que evitem ou minimizem prejuízos para a empresa.

A partir dos dados, a gestão pode planejar estratégias mais efetivas para que essas falhas não mais ocorram.

  • Reduz custos e aumenta a produtividade

Ter condições de minimizar falhas e até mesmo de evitá-las, possibilita a redução dos custos de uma empresa. Por isso a gestão por dados é tão importante, pois é através do que os dados apontarem que a gestão poderá identificar onde será necessário aplicar treinamentos, trocar equipamentos, implementar novos processos ou até mesmo aumentar a equipe através de novas contratações

Essas medidas também são capazes de influenciar no aumento da produtividade, uma vez que os treinamentos, a implementação de novos processos e automação de tarefas por exemplo, poderão contribuir para agilizar a entrega de resultados mais confiáveis, em maior quantidade e menor tempo.

  • Fornece informações em tempo real

A gestão por dados para ser de fato eficiente precisa contar com a ajuda de uma solução de BI que apresente informações consistentes e confiáveis, no tempo e no formato certo. Para isso nada melhor do que sincronizar as informações em tempo real e disponibilizá-las claramente por meio de dashboards, por exemplo.

Os dashboards proporcionam uma melhor compreensão das informações por que disponibiliza gráficos e elementos visuais claros e intuitivos.

Desta forma, os dados são convertidos em informações úteis e proporcionam mais segurança nas tomadas de decisão.

Soluções para a gestão por dados

Para facilitar uma gestão por dados, é indicado utilizar soluções e softwares adequados.

As soluções de BI possibilitam a produção e disponibilização de relatórios e dashboards com informações úteis para a tomada de decisões assertivas.

Um bom exemplo de uma solução eficiente de BI é o Power BI.

  • Power BI

O Power BI é uma solução capaz de fornecer respostas para as mais diversas perguntas, visando facilitar ao máximo as tomadas de decisões.

Trata-se de um conjunto de soluções para análise de dados, que apresenta informações integradas e dinâmicas por meio da criação de Dashboards, além de se conectar a diversas fontes de dados, trazendo informações em tempo real.

Com o Power BI, o usuário tem muito mais autonomia para analisar seus dados, sem precisar da intervenção do setor de TI e os seus relatórios podem ser publicados na web para que todos os funcionários de uma empresa tenham acesso.

Solução ideal para empresas de todo porte. O Power BI tem a função de unificar todos os dados de uma empresa, estejam eles em nuvem ou local, sendo possível criar relatórios e dashboards em computadores e também em qualquer dispositivo móvel.

De fácil implantação, o Power BI possibilita aos gestores e tomadores de decisão iniciarem seu uso mais rapidamente.

  • ERP – Enterprise Resource Planning

Outra ferramenta indispensável para que a gestão por dados dê certo é o ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão, que são softwares que reúnem em uma única plataforma todos os dados de uma empresa. Ele é constituído por módulos que gerenciam os diversos setores de uma empresa.

Através dele é possível controlar pagamentos, recebimentos, emissão de notas fiscais, folha de pagamento, recursos humanos, dentre outros vários processos corporativos, de forma rápida, segura e confiável.

A utilização dos sistemas de gestão permite a integração de todas as áreas da empresa, automatizando processos, aumentando a produtividade dos colaboradores e facilitando o fluxo de informações.

A escolha de um ERP deve ser bem pensada, considerando as muitas variáveis e fatores antes da sua implantação através de um estudo minucioso, por profissionais que dominem este tipo de tarefa, para que ele tenha aderência total aos seus processos, negócios e usuários.

É importante ressaltar que o controle manual dos processos oferece vários riscos às empresas, como por exemplo a probabilidade de erros manuais e a lentidão na execução de tarefas essenciais à operação das empresas. Por isso, o uso do ERP é fundamental para a gestão das organizações.

De um modo geral, ter condições de entender a situação da organização com base em dados concretos e enxergar oportunidades de melhoria é uma das principais finalidades da gestão por dados juntamente é claro, com a agilidade e eficiência que essa tecnologia oferece.

Gostaria de saber mais sobre como implementar uma gestão baseada em dados? Nós podemos te ajudar, fale com um consultor e conheça nossas soluções!