BI: soluções inteligentes que otimizam as tomadas de decisões corporativas

Tempo de leitura: 2 minutos

Cada vez mais adotado pelas organizações, o BI vem conquistando o seu espaço com o passar dos anos.

Aquela velha forma de fazer negócios na base da intuição ou do achismo está definitivamente com os dias contados. Isso porque as empresas estão cada vez mais se atualizando e tendo domínio do seu negócio com a ajuda da poderosa Inteligência de Negócios ou Business Intelligence (BI).

Essa tecnologia que já existe há um bom tempo, mas que vem sendo mais difundida nos últimos anos, vem para mudar completamente a realidade na rotina das organizações, desde a forma de gerar relatórios até o momento de tomada de decisões importantes.

E acredite, é possível reduzir tanto o tempo gasto na geração de um relatório por exemplo, que nos casos mais complexos, ao invés de levar dias para a sua conclusão, ele pode ser desenvolvido em poucas horas trazendo informações relevantes do seu negócio instantaneamente.

O segredo disso tudo está no processo de coleta, organização e análise de dados. O BI possibilita a transformação de dados em informações fundamentais no momento da tomada de decisões estratégicas no ambiente de negócios.

Empresas planejam investir mais em BI

Já é possível perceber uma forte tendência das organizações em adotar o BI como parte da estratégia de gestão. Estamos falando de um mercado em plena expansão que tem apresentado vantagens competitivas reais no dia a dia corporativo.

As empresas estão planejando aumentar seus investimentos em soluções de BI, o que inclui a construção do Data Warehouses, uma peça importante no sucesso de um projeto de BI, já que ele é o responsável por preparar, transformar e armazenar os dados que serão utilizados nos dashboards.

Os dashboards fazem parte do pacote de vantagens de uma solução de BI. Eles são grandes facilitadores na organização das informações a serem analisadas, uma vez que seus gráficos e dinamismo possibilitam uma melhor compreensão dos dados.

Os benefícios decorrentes desta tecnologia podem ser representados através da otimização do trabalho diário, na redução de custos e na eliminação de retrabalhos, além de permitir análises preditivas antecipando possíveis problemas, levando a tomada de decisões mais eficientes.

A realidade é que atualmente as empresas produzem muitos dados e além da quantidade ser elevada, eles derivam de diversos sistemas, o que pode ocasionar sobrecarga e lentidão no momento de gerar relatórios. Para isso, existe o BI (Business Intelligence), que torna o processo muito mais rápido e simplificado e tem se mostrado fundamental para a gestão de uma empresa.

A expectativa é que esta cultura de análise cresça ainda mais ao longo dos anos e se torne um dos princípios fundamentais dentro das organizações.