Quadrante Mágico 2019: Power BI segue líder pela 12º vez segundo o Gartner

Tempo de leitura: 4 minutos

O Gartner Group reconheceu a Microsoft pela 12º vez consecutiva como fornecedor líder em soluções analíticas com o Power BI. O resultado foi divulgado através do Quadrante Mágico 2019.

Para quem ainda não conhece, o Quadrante Mágico é um relatório gráfico disponibilizado anualmente pelo Gartner. Esse relatório permite acompanhar a avaliação das principais empresas de tecnologia e ter ampla visão de seu posicionamento de acordo com sua área de atuação.

Esse documento serve como referência para quem pensa em investir em soluções de Business Intelligence.

Gartner Group

O Gartner Group é um respeitado instituto de pesquisa e análise do setor de TI mundialmente reconhecido e anualmente divulga pesquisas sobre as organizações mais expressivas nessa área, com o objetivo de ajudar as empresas em suas decisões de compra por soluções tecnológicas.

Quadrante Mágico 2019

O Quadrante Mágico representa a avaliação do Gartner sobre os recursos e capacidades que caracterizam os diversos produtos do mercado de tecnologia referente à entrega de soluções de BI e Analytics.

Com ele é possível ter uma visão mais abrangente de produto, experiência de vendas, experiência de usuário e outros.

Fatores esses, que estão contribuindo de forma altamente positiva para elevar os níveis de satisfação do cliente referente ao Microsoft Power BI, o mantendo na liderança por 12 vezes consecutivas.

Porém, o grande diferencial da liderança de todos os anos anteriores é que neste ano de 2019 a Microsoft foi reconhecida como líder absoluta com o Power BI.

Como o Quadrante Mágico é composto?

O Quadrante Mágico é relativamente simples e é composto por dois eixos:

O eixo X (horizontal) representa a amplitude da visão da empresa em relação a tecnologia.

O eixo Y (vertical) representa a capacidade de executar o que se propõem.

O Power BI se enquadra na categoria “Líderes”, entenda o que significa e observe na figura:

Líderes (Leaders)

Os líderes possuem alta visão de inovação e capacidade tecnológica. São empresas que tem forte domínio do produto, que visam criar valor para os clientes e que apresentam novidades no segmento. Sua ferramenta possibilita fácil implantação e utilização para usuários de negócio sem grande conhecimento técnico, bem como suporte e capacitação dos usuários.

Veja abaixo o quadrante Mágico 2019.

Power BI

A constante evolução e sofisticação do Power BI reforçam a liderança da Microsoft pelo 12º ano consecutivo.

Entre os principais motivos que levam a Microsoft a manter seu posicionamento elevado estão:

  • Capacidade de conectar com as mais variadas fontes de dados;
  • Apresentação de dados em tempo real;
  • Facilidade de uso;
  • Baixo custo de implantação devido ao modelo baseado em nuvem, dispensando a instalação de software local;
  • Atualizações e aprimoramento contínuo;
  • Aprovação dos usuários na capacidade de obterem “insights” através da análise dos dados;
  • Funcionalidades que permitem a integração de análises complexas.

O Quadrante Mágico do Gartner é um relatório muito importante no auxílio às tomadas de decisão, no que se refere a compra de soluções tecnológicas. Ele possibilita que os compradores tenham uma visão mais ampla das soluções disponíveis, bem como das vantagens de cada uma. Essa não deve ser a única pesquisa a ser feita quando pensar em adquirir uma solução de BI, porém, é algo que deve ser considerado como parte fundamental no processo de aquisição.

Esclarecimento:

O Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa, e não aconselha aos usuários de tecnologia selecionarem apenas os fornecedores com as classificações mais elevadas ou outra designação. As publicações de pesquisa do Gartner consistem nas opiniões da organização de pesquisa do Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fato. Gartner renuncia quaisquer garantias, expressas ou implícitas, com relação a esta pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a uma finalidade específica.

Quer conhecer mais sobre o Power BI? Nós podemos esclarecer suas dúvidas. Acesse nosso site, conheça nosso pacote de soluções e fale com um de nossos consultores!

Somos parceiros certificados da Microsoft para o Power BI e oferecemos soluções para projetos de Business Intelligence (BI). Desenvolvemos relatórios operacionais e gerenciais, indicadores de gestão e desempenho que melhoram a gestão e o controle da sua empresa.

Gostaria de participar do treinamento de Power BI? Acesse o conteúdo programático, clicando na imagem abaixo!