Gerenciamento de obras com o Power BI

Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos principais cuidados, porém, também um grande desafio para o setor de Construção Civil é fazer um gerenciamento de obras efetivo. Isso porque, estamos falando de uma imensidão de dados para administrar e, posteriormente analisar.

Ter uma visão completa e rápida de tudo que ocorre diariamente nos canteiros de obras de uma construtora não é uma tarefa simples, e por isso nem sempre os gestores e diretores conseguem obter informações precisas para tomar decisões corretas em situações específicas ou até mesmo urgentes.

A boa notícia é que todo esse cenário tem solução. Você verá como fazer para simplificar o gerenciamento de obras e elevar sua gestão de um modo geral.

O que é gerenciamento de obras?

O gerenciamento de obras é basicamente todo o processo utilizado para administrar prazos, recursos e equipe envolvidos na obra. E para que esse gerenciamento tenha êxito é preciso que o realizado esteja de acordo com o planejado. Se positivo, o cronograma de obra será cumprido e os gastos estarão dentro do orçamento previamente realizado.

Acontece que nem sempre é tão prático assim, os projetos estão cada vez mais complexos, exigindo uma gestão mais precisa, tanto para as grandes quantidades de recursos, quanto para prazos mais apertados.

Nesse momento, é muito importante e até um fator decisivo poder contar com soluções tecnológicas para se nortear.

A tecnologia pode ser muito útil para controlar despesas, facilitar a comunicação entre setores, viabilizar e otimizar processos.

Por que uma empresa de construção civil deve investir em BI?

É uma característica comum nas empresas de construção civil – não muito diferente de empresas de outros segmentos, ter grandes volumes de dados. A diferença pode estar na forma como esses dados serão aproveitados pela gestão.

O BI tem uma enorme capacidade de armazenar e tratar essa imensidão de dados e transformá-los em informações úteis para as tomadas de decisão.

Confira a seguir alguns benefícios que o BI pode trazer para o gerenciamento de obras na sua empresa de construção civil.

Otimização de processos

O alinhamento dos processos internos é importante para que seja possível classificar aqueles que funcionam e os que precisam ser revistos e otimizados.

O papel da gestão nesta etapa é minucioso e a ajuda do BI é bem-vinda para que seja possível segmentar os processos de maneira correta para cada área. Por exemplo:

  • Cadastros

Cadastro e classificação de fornecedores e clientes.

  • Obras

Cadastro, planejamento e gestão de todas as obras e suas fases.

  • Financeiro

Gestão financeira completa, fluxo de caixa, controle orçamentário.

  • Suprimentos

Cotações, gestão de compra de materiais e contratação de serviços.

  • Visita técnica

Registro e relatórios das fases das obras.

  • Arquivos técnicos

Armazenamento da documentação completa de cada obra. Arquivos de todos os itens citados acima.

Controle de receitas e despesas

Ter uma visão mais completa da saúde financeira da empresa é fundamental para ter condições de administrar os recursos. Muitas vezes o problema está na falta de um planejamento e organização adequados.

Para poder supervisionar as receitas e despesas do seu projeto de forma efetiva, o ideal é unificar as informações em apenas uma solução, isso torna muito mais simples e objetiva a gestão financeira da empresa.

Com base em uma visão completa é possível adquirir suprimentos de qualidade, fazendo economia e reduzindo o índice de desperdícios.

Aumento da produtividade dos profissionais

Toda empresa avalia o desempenho dos funcionários, porém, dependendo do porte da obra o número de colaboradores pode ser muito elevado dificultando esse acompanhamento.

Uma solução de BI pode trazer respostas rápidas e simples de cada funcionário. Com base no histórico de cada um é possível criar ações motivacionais e premiar aqueles com melhor desempenho, bem como se atentar para os que não estão correspondendo às expectativas e compreender os motivos.

Planejamento mais efetivo

Resumindo, é muito arriscado confiar na intuição para decidir assuntos importantes e gerir uma empresa. Utilizar os dados reais da empresa é a melhor forma de basear as tomadas de decisão, e o BI torna todo o processo de análise de dados muito mais fácil.

Por isso, se na sua empresa a intuição e o feeling ainda são práticas utilizadas para tomar decisões, recomendamos rever alguns conceitos. Busque informações e faça um teste com uma solução de BI. Tenha mais embasamento para decidir por sua empresa, os dados reais podem trazer muito mais resultados.

O Microsoft Power BI

O Power BI é um conjunto de soluções para análise de dados, que apresenta informações integradas e dinâmicas por meio da criação de Dashboards, além de se conectar a diversas fontes de dados, trazendo informações em tempo real. Seus relatórios podem ser publicados na web para que todos os funcionários de uma empresa tenham acesso.

O Power BI é ideal para empresas de todo porte. Ele tem a função de unificar todos os dados de uma empresa, estejam eles em nuvem ou ambiente físico, sendo possível criar relatórios e dashboards em computadores e em todos os dispositivos móveis.

Trata-se de uma solução Self-service BI, ou seja, proporciona autonomia ao usuário para criar seus relatórios e fazer consultas sem depender de um profissional de TI para isso. Com esse autoatendimento é possível obter prontamente respostas para perguntas direcionadas e as tomadas de decisão se tornam mais ágeis, sem depender da ajuda da TI.

O Power BI pode ser uma excelente opção para um gerenciamento de obras mais efetivo. Ele tem diversas possibilidades que se encaixam perfeitamente aos processos das empresas de construção civil.

Conheça mais sobre essa solução, entre em contato conosco: fale com um consultor!