Power BI: quais são os reais benefícios para a sua empresa de engenharia civil

Tempo de leitura: 7 minutos

Quem acompanha nosso blog, sabe que o conteúdo é totalmente voltado para o BI, com grande foco na solução da Microsoft, o Power BI. Logo, temos inúmeros artigos falando de suas possibilidades e diferenciais, acreditamos muito no poder e nos diversos benefícios que esta solução pode trazer para as organizações em geral. Contudo, neste momento em especial, ressaltamos as empresas de engenharia civil.

Se você tem interesse em saber o que a sua empresa de engenharia civil pode ganhar efetivamente com a implementação do Power BI, continue a leitura e fique por dentro das possíveis vantagens.

O Business Intelligence

Começaremos sintetizando o que é o BI ou Business Intelligence.

Ao contrário do que muitos pensam, o BI é um processo e não uma ferramenta. As ferramentas de BI são apenas parte de um processo composto pela coleta, transformação, organização, análise e compartilhamento das informações aos tomadores de decisão. Seu principal objetivo é transformar enormes volumes de dados em informações relevantes para a tomada de decisões.

Sejamos mais práticos: se imagine dirigindo um carro, que possui vários símbolos em seu painel de instrumentos e entre os principais estão o velocímetro e o nível de combustível, por exemplo. Se o painel estivesse totalmente apagado, como seria possível saber em qual velocidade está trafegando ou se há combustível suficiente para chegar ao seu destino?

Seria bem complicado, não é mesmo? A probabilidade de você tomar multas por excesso ou escassez de velocidade ou parar por falta de combustível seria enorme. A intuição nesse momento poderia até ajudar, mas seria bastante arriscado contar apenas com ela.

Com base nesse exemplo, podemos ver o quanto o painel de instrumentos é indispensável para a condução de um veículo, não é mesmo?

Essa é basicamente a função do BI na gestão das empresas. Se o gestor ou diretor não tiver as informações importantes como guias para tomar decisões, das mais simples às mais difíceis, esta empresa corre sérios riscos, desde prejuízos financeiros até mesmo fechar as portas devido a tomada de decisões erradas.

O Power BI

Agora explicaremos também sumariamente (poderíamos estender bastante a respeito do assunto, mas não queremos que se torne um artigo cansativo) o que é o Power BI.

O Power BI é um conjunto de soluções para análise de dados, que apresenta informações integradas e dinâmicas por meio da criação de Dashboards, além de se conectar a diversas fontes de dados, trazendo informações em tempo real. Seus relatórios podem ser publicados na web para que todos os funcionários de uma empresa tenham acesso.

O Power BI é ideal para empresas de qualquer porte e segmento. Ele tem a função de unificar todos os dados de uma empresa, estejam eles em nuvem ou ambiente físico, sendo possível criar relatórios e dashboards em computadores e em todos os dispositivos móveis.

É uma solução Self-service BI, isto é, proporciona autonomia ao usuário para criar seus relatórios e fazer consultas sem depender de um profissional de TI para isso. Esse autoatendimento possibilita que o usuário obtenha prontamente respostas para perguntas direcionadas e as tomadas de decisão se tornem mais ágeis.

Quais os ganhos da sua empresa de engenharia civil com a utilização do Power BI?

O Power BI é uma coleção de serviços, aplicativos e conectores capazes de proporcionar ao usuário experiências e vantagens nunca antes vistas.

A seguir apresentaremos diversos possíveis ganhos que a sua empresa de engenharia civil pode obter com a utilização do Power BI.

Confira!

Captar tendências e informações em tempo real para basear suas tomadas de decisões

Com o Power BI você pode ter acesso a informações em tempo real e consegue identificar previamente as possíveis tendências. Dessa maneira, você pode detectar gargalos em potencial e desenvolver estratégias com antecedência.

Use seus dados para prever os resultados das suas ações e investimentos. A análise preditiva pode ajudar a tomar iniciativas para reverter uma situação e percorrer o caminho correto em direção às metas.

Obter respostas instantâneas, úteis e confiáveis sobre os seus dados

Não é necessário ser um especialista para obter insights. O Power BI possui um recurso de Linguagem natural chamada P e R (ou Q&A em inglês), que possibilita ao usuário fazer perguntas e obter respostas muito rápidas em formato de gráficos, tabelas e mapas.

Criar Insights rápidos para gerar visualizações relevantes, pertinentes e intuitivas

Encontre informações úteis em seus dados de todas as formas possíveis. O Quick Insights examina todos os conjuntos de dados em busca de insights e em questão de segundos, realça todas as informações que possam ser relevantes e úteis.

Elas podem ser: correlações, exceções, sazonalidade e tudo que tiver relacionados aos seus dados.

Integrar o Power BI com outras ferramentas

Entre as melhores soluções de BI do mercado, o Power BI permite gerar relatórios e visuais nos quais você pode colaborar, publicar e compartilhar com quem quiser. Além de possuir integração com outras soluções, como:

  •         Excel;
  •         Google Analytics;
  •         Facebook;
  •         MailChimp;
  •         Office 365;
  •         Oracle;
  •         SQL Server;
  •         IBM DB2;
  •         PostgreSQL;
  •         Microsoft Azure;
  •         SQL Server Analysis Services;
  •         Páginas da Web;
  •         E muito mais.

Ter mobilidade e acessar seus dados de qualquer lugar

Seus dashboards e indicadores de gestão poderão ser acessados de qualquer lugar a qualquer hora. Através de qualquer dispositivo móvel (celulares, tablets e etc) é possível visualizar, analisar e tomar decisões com base nos seus dashboards. Além disso, você terá os mesmos recursos e funcionalidades acessando o Power BI de qualquer navegador de internet.

Obter uma visão 360º da sua empresa

Os recursos do Power BI permitem criar análises de todas as áreas da sua empresa: comercial, financeiro, TI, pós-vendas, compras, marketing e RH por exemplo, tanto em um só painel como também em Dashboards separados contendo as principais informações de cada setor. Uma terceira opção é combinar as informações quando o objetivo for obter análises mais completas ou com enfoques específicos.

Custo-benefício do Power BI

O Power BI tem uma versão gratuita que pode ser utilizada para consulta de relatórios já publicados e para usuários que irão criar dashboards. Existe um modelo de licenciamento bastante interessante e atrativo para empresas de qualquer porte.

Seu licenciamento é feito na forma de assinatura, o usuário paga apenas um valor mensal e nada mais por isso para utilizar uma ampla gama de recursos e funcionalidades que contribuem diretamente para excelentes tomadas de decisão.

O custo dessa assinatura pode ser conferido aqui. Você vai ver como é fácil ter uma solução de BI por um custo extremamente acessível usando o Power BI.

Outra dica importante é entender como funciona sua implantação. Não deixe de conferir e tirar suas dúvidas!

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Power BI e suas vantagens fica mais fácil decidir sobre sua utilização.

De um modo geral, ter condições de entender a situação da organização com base em dados concretos e enxergar oportunidades de melhoria é uma das principais finalidades da gestão por dados juntamente é claro, com a agilidade e eficiência que essa tecnologia oferece.

Gostaria de receber mais artigos como este? Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail conteúdos semanais!