Fluxo de Caixa: por que tão é importante para o seu negócio?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um empresário deve ter profundo conhecimento de seu negócio, começando pelo controle do fluxo de caixa – parte fundamental para a boa saúde da empresa.

É mediante a um fluxo de caixa organizado que o empresário consegue fundamentar suas tomadas de decisões, pois tem controle de toda a movimentação de valores da empresa, ou seja, sabe com precisão quais as contas a pagar e quais as contas a receber.  

E para facilitar esse acompanhamento tão importante, existem soluções tecnológicas que são extremamente bem-vindas.

É o que você poderá conferir nesse artigo!

Treinamento Power BI

Se inscreva no treinamento

O que é Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta para controle financeiro, que mostra com detalhes os valores que entram e saem de uma empresa, tais como receitas e despesas.

Ele auxilia nas tomadas de decisão e melhora o desempenho financeiro através de indicadores de gestão. Esses indicadores servem como norte para que o gestor possa planejar os gastos no momento mais oportuno.

Para um melhor controle do fluxo de caixa, todas as movimentações devem ser registradas, desde gastos pequenos a maiores investimentos.

Como funciona o Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa pode ser feito através de planilhas ou softwares específicos que otimizem esse processo. O preenchimento pode variar conforme as demandas da empresa, e os relatórios podem ser gerados diária, semanal, quinzenal ou mensalmente.

Tão importante quanto o preenchimento das movimentações do fluxo de caixa, é analisar todos os dados que serão gerados desses lançamentos. Somente dessa forma será possível ter total controle das finanças da empresa.

  • Algumas informações que devem conter em um fluxo de caixa são:
  • Saldo disponível diário: aquele que resta no caixa no final do dia depois de todas as movimentações;
  • Saldo de entrada: vendas efetuadas à vista e outros recebimentos no dia;
  • Gastos fixos: salários, impostos, contas de energia elétrica, água, aluguel e etc.;
  • Pagamentos diversos: todos aqueles efetuados no dia, manutenções e etc.  

Porque o Fluxo de Caixa é tão importante para sua empresa?

A importância de ter um fluxo de caixa bem gerenciado é muito grande, pois é por meio dele que os tomadores de decisão podem obter uma base sólida de informações para saber proceder de forma adequada em qualquer situação.

Ter uma solução de fluxo de caixa não deve ser encarado como só mais uma burocracia, ele se tornou indispensável hoje em dia, afinal, nenhum empresário quer correr riscos por não ter controle das finanças de sua empresa, não é mesmo?

Otimize seu Fluxo de Caixa

Um fluxo de caixa não precisa ser algo complicado e existem boas formas de facilitar a gestão financeira do seu negócio.

Uma maneira muito eficaz é otimizando seu fluxo de caixa com a ajuda da tecnologia. Estamos falando de obter informações confiáveis e consistentes sobre toda a situação financeira da sua empresa utilizando indicadores de gestão.

Você pode controlar seu fluxo de caixa em tempo real através dos dashboards do Power BI.

O Power BI é uma solução completa, dinâmica e altamente intuitiva que traz para o usuário autonomia para desenvolver dashboards que possibilitam uma visão de 360 graus das principais métricas em um só ambiente.

Além disso, no Power BI o gestor financeiro pode ter suas informações disponíveis em todos os dispositivos móveis, tais como: celular, tablet, computadores, desktop, entre outros para consultar sempre que precisar e onde estiver.

Que tal ter a experiência de monitorar e analisar suas informações de fluxo de caixa utilizando os recursos do Power BI?

Tenha mais controle de todas as movimentações financeiras da sua empresa, comece hoje mesmo a utilizar o Power BI!

Veja um pouco mais sobre as funcionalidades do Power BI, leia: Criando o Storytelling no Power BI. Aprenda o passo a passo e crie o seu!