Business Intelligence aplicado à estrutura da Engenharia Civil

Tempo de leitura: 5 minutos

É notável que a realidade atual na área da Engenharia Civil tem sido marcada pelo rigor do cliente e também por uma concorrência cada dia mais acirrada. E, justamente por isso, as empresas precisam se reinventar e se superar em seus planos de ação, focando em novas estratégias para se manter em constante movimento e conseguir destaque perante os concorrentes.

O conceito de Business Intelligence tem sido muito bem aceito no ramo da engenharia civil e pode ser uma solução bastante ágil e adequada para andar lado a lado com as estratégias da empresa.

Aplicar o BI no dia a dia da organização pode trazer diferenciais como otimização de processos, controle e contenção de custos, elevação de produtividade, integração de setores e muito mais.

Para entender melhor como o BI pode ser útil para o seu negócio, acompanhe nosso artigo de hoje!

O que é o Business Intelligence?

BI é um conjunto de soluções que converte uma grande quantidade de dados em informações úteis para tomadas de decisões estratégicas.

Este processo se dá basicamente nas seguintes etapas:

  •         Coleta de dados;
  •         Organização e análise de dados;
  •         Formatação de relatórios e indicadores de gestão.

O principal objetivo do BI é dar suporte às tomadas de decisão no ambiente de negócios.

A grande capacidade de armazenamento e tratamento de dados faz do BI a escolha mais assertiva para empresas que desejam obter informações em alta velocidade, com a garantia da utilização de todos os dados disponíveis. Ele é capaz de compilar uma imensa quantidade de dados e entregar de forma resumida os principais indicadores no momento da análise.

A agilidade deste processo tem o propósito de munir o gestor de informações necessárias para tomadas de decisões mais rápidas e embasadas, podendo ser, muitas vezes, atualizadas em tempo real.

Como escolher a solução de BI adequada para a engenharia civil?

Antes de tudo é preciso definir o que se espera do BI. Para que todo o processo funcione perfeitamente é necessário fazer um estudo minucioso, desde o levantamento do seu ambiente e das suas necessidades, até a implantação do BI e entrega dos relatórios e indicadores de gestão.

Um serviço de consultoria especializada pode ser uma boa alternativa para ajudar na escolha da solução de BI adequada para o seu negócio. Ter a orientação de um profissional capacitado que domine as técnicas e soluções de BI pode evitar que você perca tempo e dinheiro com escolhas equivocas. Afinal, trazer prejuízos financeiros à sua empresa, é tudo que precisa ser evitado, não é mesmo?

Você deve investir somente naquela solução que vai trazer os recursos e funcionalidades necessários para a sua empresa.

A seguir, você poderá conferir algumas dicas sobre o que considerar na escolha da solução ideal:

  •         Praticidade na implantação e utilização;
  •         Segurança da informação;
  •         Conexão com diversas fontes de dados;
  •         Integração com o ERP ou sistema de gestão da organização;
  •         Dashboards intuitivos;
  •         Controle do acesso de dados;
  •         Disponibilidade em dispositivos móveis;
  •        Informações em tempo real;
  •         Suporte e consultoria;
  •        Custo de aquisição.

Todos esses pontos são de extrema importância quando se planeja contratar uma solução de BI. Pesquisar e comparar as opções disponíveis no mercado é uma das principais etapas para atingir o sucesso no projeto de BI.

Como utilizar os dados de forma estratégica na sua empresa de Engenharia Civil?

O céu é o limite quando se trata das possibilidades e dos ganhos com a utilização de uma solução de BI.

No ramo da engenharia civil, é fundamental saber para onde direcionar os esforços, assim se tornará mais fácil obter o retorno esperado.

Os tópicos abaixo mostram as áreas mais comuns, entretanto mais importantes em que os dados podem fazer a diferença no planejamento estratégico, contribuindo para tomadas de decisões mais assertivas.

Controle de receitas e despesas

Com o BI é possível controlar receitas e despesas, acompanhar os resultados dos investimentos, comparando os custos de cada ação, fomentando ações positivas e revendo aquelas que não renderam bons frutos.

Avaliação do desempenho e produtividade dos profissionais

O BI permite que o gestor acompanhe através de gráficos intuitivos e objetivos como está a performance e a produtividade de cada colaborador, seja no setor de vendas dentro do escritório ou no canteiro de obras, bem como os próprios colaboradores poderão automatizar tarefas e otimizar o tempo para produzir mais e melhor.

Mobilidade

Tanto os drones, quanto os dispositivos móveis (smartphones e tablets) fazem parte da realidade na engenharia civil. Eles são grandes facilitadores na gestão dos projetos e obras. A solução de BI precisa ter integração com esses equipamentos, para que o acesso às informações possa ser feito em qualquer hora e lugar.

Gestão de obras

Para facilitar a gestão dos projetos e obras, os sistemas de gestão precisam conter dados consistentes sobre as etapas da obra, custos e estoque de materiais e insumos, cronogramas e prazos, investimentos, orçamentos e logística, por exemplo.

Esses dados são fundamentais para identificar os gaps de atuação, entender o cenário e suas variáveis, mapear, criar e gerenciar os indicadores de gestão e desempenho.

Integração de informações

A coleta e troca de dados e informações de vários sistemas possibilita a integração de setores gerenciais, administrativos e operacionais.

Essa integração visa garantir execuções mais rápidas e eficientes, bem como otimizar recursos como os fornecedores, materiais, mão de obra e outros.

Para que o BI seja aplicado e opere correta e perfeitamente é preciso que esse conceito passe a fazer parte da cultura da empresa.

Não perca mais tempo, o momento de se destacar frente aos concorrentes é agora.

Implante o BI, eleve sua gestão e obtenha resultados satisfatórios em todos os setores da engenharia civil.

Usufrua das informações privilegiadas que o BI pode entregar e faça um planejamento estratégico efetivo na sua empresa.