Power BI: conheça algumas funções e vantagens de utilizá-lo!

Tempo de leitura: 10 minutos

Para você que está considerando adotar uma solução de Business Intelligence para sua empresa e busca entender mais sobre o Power BI, chegou ao lugar certo.

A princípio você deve conhecer algumas funcionalidades da solução, logo após as possibilidades que ele oferece, suas aplicações e por fim as vantagens de utilizá-lo.

O Power BI é um conjunto de serviços que visa facilitar a conexão com seus dados em qualquer ambiente que eles estejam (local ou na nuvem), permite que você crie visualizações completas e atrativas, bem como aplique filtros, publique e compartilhe relatórios e Dashboards com quem quiser.

Algumas importantes funções do Power BI

O Power BI é muito amplo e suas funções promovem ao usuário de negócio ainda mais conexão com seus próprios dados e com isso poder tomar decisões melhores e mais rápidas.

São muitas as funções, aplicações e possibilidades que o Power BI disponibiliza. Veja algumas delas:

Criar Storytelling

Possibilidade de narrar visualmente uma história com dados. Esse recurso torna mais fácil a compreensão de informações que sofreram atualizações com o tempo.

É possível criar uma linha do tempo de maneira personalizada utilizando as combinações de representação, escala e layout do menu. Seja por meio de linhas, círculos, espirais, grades e outros, você poderá selecionar a forma que melhor representar seus dados.

Aprenda a criar seu Storytelling nesse passo a passo: Criando o Storytelling no Power BI.

Exportar para o PowerPoint

Recurso que possibilita exportar os relatórios do Power BI para o PowerPoint.

Apresentações feitas no PowerPoint possibilitam um melhor entendimento das informações, uma vez que o programa disponibiliza recursos de imagens, sons, textos, vídeos, além de uma ampla gama de efeitos de animação e composição de slides.

Aprenda como fazer no artigo: Como exportar um relatório do Power BI para o PowerPoint.

Usar o Quick Insights no serviço do Power BI

A ideia central do Quick Insights é permitir que o usuário encontre informações úteis em seus dados de todas as formas possíveis. Ele examina todos os conjuntos de dados e realça todas as informações que possam ser relevantes.

Essa funcionalidade corresponde à possibilidade de gerar Insights Rápidos através de um conjunto de dados bem como criar insights em um insight gerado anteriormente.

Aprenda a utilizar esse recurso no passo a passo: Quick Insights: como utilizar no serviço do Power BI e extrair informações úteis.

Criar e configurar um Dashboard

O principal objetivo desse recurso é facilitar a visualização e o entendimento das informações do negócio e com isso facilitar também as tomadas de decisão.

Elementos visuais como gráficos e indicadores de gestão permitem que tanto os gestores, quanto equipe consigam monitorar o andamento de metas e resultados com mais clareza, pois são elementos altamente interativos, dinâmicos, customizáveis e intuitivos.

Aprenda a criar e configurar um Dashboard seguindo o passo a passo: Dashboard no Power BI: aprenda como criar e configurar.

Fazer perguntas sobre os dados usando linguagem natural

Recurso que permite fazer perguntas a respeito dos seus dados e de forma instantânea obter respostas úteis e confiáveis por meio de gráficos, tabelas e mapas utilizando uma linguagem de alto nível, a linguagem P&R (ou Q&A em inglês).

No artigo: P&R: como fazer perguntas sobre os dados usando linguagem natural, explicamos em um breve passo a passo como esse processo é simples de fazer.

Transformar colunas em Linhas

Esse recurso tem como objetivo auxiliar nas edições de dados por meio do Editor do Power Query.

A guia de transformar, como o próprio nome diz, permite realizar algumas etapas importantes na criação de um indicador no Power BI, como a transformação, remoção e adição de dados.

Confira o tutorial e Aprenda como transformar colunas em linhas no Power.

Tabelas e matrizes

Esse visual é indicado quando o intuito for o detalhamento dos dados, e a grande diferença destes visuais para os demais é a amplitude dos meios de formatação.

No artigo: Tabelas e Matrizes: aprenda como utilizar esse visual no Power BI você poderá conferir exemplos que facilitarão seu entendimento sobre a forma de configurar e usar esses visuais.

Gráficos de funil e de cascata

Um recurso apropriado para quem deseja mensurar e comparar o desempenho de uma variável ao longo do tempo.

Esses gráficos podem apresentar informações em diversos níveis possibilitando ao usuário identificar gargalos e oportunidades em seu negócio.

Leia mais a respeito no artigo: Como usar gráficos de funil e de cascata no Power BI.

Medidores e cartões de único número

Os Medidores e Cartões de único número são utilizados para comparar valores diferentes.

Tanto para acompanhar um único indicador ou métrica ao longo do tempo, quanto para ressaltar em um painel com diversos dados os valores totais, por exemplo o total de vendas, utilize os medidores e cartões de único número.

Acompanhe esse tutorial e veja como é fácil criar esses indicadores: Power BI: Como usar Medidores e Cartões de único número.

Modificar as cores em visuais (cor de sentimento)

O Power BI fornece diversas maneiras de personalizar seus painéis e relatórios.

As cores de sentimento devem se adequar a determinado padrão que varia de usuário para usuário, mas também podem, por exemplo, se adequar ao padrão de cor de uma instituição. Caso este padrão seja vermelho, a variação positiva pode ser apresentada como vermelho e a negativa com uma cor diferente.

Aprenda um pouco sobre formatação dos visuais no artigo: Como modificar cores em visuais no Power BI.

Coletar dados da Web (sites, Wikipédia e etc.)

O Power BI Desktop fornece diversas formas de obtenção de dados por meio de uma ampla variedade de fontes de dados.

Com ele, é possível conectar a uma página da Web através do seu link de acesso, importar os dados tabulados e criar indicadores mostrando os dados de forma muito mais prática.

Aprenda: Como coletar dados da Web (sites, Wikipédia e etc.).

Ferramentas (Tooltip) nos gráficos

Esse recurso é basicamente uma caixa com texto que apresenta visuais ao passar o mouse em um indicador. Este visual pode conter imagens, gráficos, tabelas e demais visuais fornecidos pelo Power BI.

Leia mais a respeito no artigo: Como usar o Tooltip (Dicas de Ferramentas) nos gráficos no Power BI

Gráficos de dispersão

Recurso utilizado para pontuar simultaneamente dados em um eixo vertical e horizontal com o objetivo de exibir quanto uma variável é afetada por outra.

Aprenda um pouco mais lendo: Gráfico de Dispersão: aprenda como usar nesse passo a passo!

De um oceano de dados para insights poderosos

Aplicar o Business Intelligence é considerado por muitos profissionais como uma das práticas mais importantes para o crescimento de uma organização.

Entre as melhores soluções de BI do mercado, o Power BI permite gerar relatórios e visuais nos quais você pode colaborar, publicar e compartilhar com quem quiser. Além de possuir integração com outras soluções, como:

  • Excel;
  • Google Analytics;
  • Facebook;
  • MailChimp;
  • Office 365;
  • Oracle;
  • SQL Server;
  • IBM DB2;
  • PostgreSQL;
  • Microsoft Azure;
  • SQL Server Analysis Services;
  • Páginas da Web;
  • E muito mais.

O Power BI Desktop permite que você obtenha insights poderosos provenientes de vastas possibilidades e cenários.

Conecte-se com todos os seus dados

Explore seus dados onde estiver, na nuvem ou localmente. Conecte-se com as mais diversas fontes de dados, limpe-os, modele-os e visualize-os em relatórios e Dashboards em tempo real.

Prepare seus dados facilmente

A preparação de dados não precisa ser algo demorado que comprometa sua produtividade. A modelagem de dados do Power BI Desktop permite que em poucos cliques seja possível limpar, transformar e combinar os dados de fontes distintas.

Crie relatórios interativos e painéis personalizados para o seu negócio

Crie relatórios e painéis com visualizações altamente avançadas. Conte com uma ampla variedade de visuais de dados modernos e personalizados ou crie seus próprios visuais utilizando temas, formatação e ferramentas de layout disponíveis no Power BI.

Os surpreendentes benefícios do Power BI

O Power BI é um serviço de análise de negócios, que visa fornecer aos gestores de empresas um conjunto de informações em tempo real para auxiliá-los nas suas tomadas de decisão. Dessa forma, se torna mais fácil encontrar problemas em potencial e melhorar o desempenho da empresa com antecedência, bem como reconhecer ações que estão dando o retorno esperado.

Entre os diversos benefícios do Power BI, alguns são:

Fácil de usar

Possui navegação totalmente intuitiva, fácil e simples de usar. Em poucos cliques o usuário já consegue iniciar a análise de seus dados.

Facilidade de acesso

O Power BI é compatível com desktops, tablets e smartphones. Sendo possível criar, visualizar e compartilhar as análises com qualquer pessoa autorizada, sem perder a segurança e o controle de acessos e compartilhamentos. Tendo também seus dados disponíveis onde você estiver.

Fácil Implantação

O Power BI pode ser implantado com pouca ou nenhuma intervenção dos profissionais de TI da sua empresa. Essa praticidade possibilita aos gestores e tomadores de decisão iniciarem seu uso mais rapidamente.

Confira aqui como sua implantação é prática.

Visão 360º da empresa

Os recursos do Power BI permitem criar análises de todas as áreas de uma empresa: comercial, financeiro, TI, pós-vendas, compras, marketing e RH por exemplo, tanto em um só painel como também em Dashboards separados contendo as principais informações de cada setor. Uma terceira opção é combinar as informações quando o objetivo for obter análises mais completas ou com enfoques específicos.

Dados disponíveis em tempo real

O Power BI é uma excelente solução para monitorar dados que sofrem alterações constantes, pois ele permite o acompanhamento dos dados em tempo real, numa linguagem simplificada facilitando a compreensão das informações.

Ótimo custo benefício

Muitas ferramentas de BI custam caro e são limitadas em suas funcionalidades. Enquanto o Power BI, solução da Microsoft, traz uma versão gratuita que pode ser utilizada para consulta de relatórios já publicados e para usuários que irão criar Dashboards. Existe um modelo de licenciamento bastante interessante e atrativo para empresas de qualquer porte.

O Power BI é licenciado na forma de assinatura, em que o usuário paga apenas um valor mensal e nada mais por isso para utilizar uma gama de recursos e funcionalidades que contribuem para excelentes tomadas de decisão.

O custo dessa mensalidade pode ser conferido aqui.

Viu como é fácil ter uma solução de BI por um custo acessível usando o Power BI?

Crie conexão com seus dados, modele e explore-os!

Monitore seu negócio, acompanhe seus indicadores, crie relatórios interativos e obtenha respostas rápidas com painéis avançados disponíveis em todos os dispositivos móveis.

Saiba como adquirir essa solução, acesse nosso site e fale com um de nossos consultores!

Gostaria de participar do treinamento de Power BI? Acesse o conteúdo programático, clicando na imagem abaixo!