Será que chegou a hora de trocar o seu ERP?

Tempo de leitura: 3 minutos

O ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão é uma ferramenta de grande importância para a gestão das empresas. Através dele é possível controlar pagamentos, recebimentos, emissão de notas fiscais, dentre outros vários processos corporativos, de forma rápida, segura e confiável.

 

A utilização dos sistemas de gestão permite a integração de todas as áreas da empresa, automatizando processos, aumentando a produtividade dos colaboradores e facilitando o fluxo de informações. É importante ressaltar que o controle manual dos processos oferece vários riscos às empresas, como por exemplo a probabilidade de erros manuais e a lentidão na execução de tarefas essenciais à operação das empresas. Por isso, o uso do ERP é fundamental para a gestão das organizações.

Será que chegou a hora de trocar o seu ERP?

Após a implantação de um ERP é bastante comum surgir situações que causem a sensação de que ele não está atendendo corretamente às demandas do seu negócio. E é justamente neste momento que o ERP em questão é colocado em xeque: o meu ERP foi escolhido corretamente? Ele foi implantado da maneira adequada? Meus processos estão sendo controlados corretamente? Não consigo analisar as informações que estão cadastradas no meu ERP!

Antes de pensar em trocar o seu ERP é preciso entender a fundo o que pode estar deixando a desejar. Não podemos esquecer de que os seus processos internos podem ter mudado após a implantação do seu ERP e um simples ajuste nas parametrizações podem resolver.

Um outro ponto que deve ser analisado antes de tomar a decisão de trocar o ERP é se você e seus gestores conseguem tomar decisões assertivas com base nas informações cadastradas no ERP. Um dos principais papéis de um ERP é garantir a integridade das informações para que as informações possam ser analisadas com segurança.

Porém, a ausência de ferramentas que permitem a análise de informações e consequentemente a tomada de decisões podem não ter relação alguma com a eficiência do seu ERP. Neste caso, a troca do seu sistema de gestão pode acabar trazendo mais problemas que soluções.

Uma boa solução de Business Intelligence pode cair bem

As soluções de Business Intelligence permitem a criação de relatórios operacionais, gerenciais e indicadores de gestão com base nas informações cadastradas em um ERP, permitindo os gestores a tomada de decisões assertivas.

Através de relatórios e indicadores de gestão é possível identificar de forma fácil e rápida o seu volume de pagamentos, recebimentos e até mesmo reduzir custos com base em análises confiáveis.

Pilotar um automóvel sem um painel de instrumentos é uma tarefa bastante complicada, pois sem ele é impossível saber a velocidade e o nível de combustível. Afinal, como será possível controlar a velocidade para mantê-la dentro do limite das vias e o nível do combustível para que ele não acabe durante um trajeto?

Agora, imagine dirigir uma empresa sem um painel de instrumentos que permitam o monitoramento dos principais indicadores do seu negócio? É para isto que existem as soluções de Business Intelligence! Uma solução de BI bem implantada é capaz de fornecer as informações mais relevantes do seu negócio aos gestores e tomadores de decisão, permitindo a tomada de decisão com base em análises assertivas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *