Dados em tempo real: como eles afetam a gestão

Tempo de leitura: 3 minutos

Gerir uma empresa sem indicadores de gestão é o mesmo que pilotar um avião sem um painel de instrumentos. As semelhanças entre uma empresa e um avião são muitas: nenhum dos dois andam sozinhos, ambos precisam de um destino e de um painel de instrumentos que forneça informações relevantes para serem conduzidos corretamente, bem como dados em tempo real. Sem informações relevantes para o seu negócio, não é possível saber para qual direção ele está indo!

Dados em tempo real e a gestão

Todo gestor precisa ter em mãos informações sobre seu negócio de forma fácil, precisa e rápida. É necessário saber se o avião está na direção certa, rumo ao seu destino. É preciso saber se a sua empresa está alcançando as suas metas e, se não estiver, quais são os motivos, para que os tomadores de decisão tenham condições de identificar o real motivo e elaborar um plano de ação.

Agora, imagine só, um piloto de avião utilizando planilhas de Excel para analisar as informações do seu voo, durante o trajeto, rumo ao seu destino. Imagine o copiloto em constante contato com as torres de comunicação para obter as informações necessárias como a sua altitude, velocidade e distância restante ao seu destino, para em seguida, preencher uma planilha de Excel? E aí, com base nas informações coletadas e formatadas, em conjunto com o piloto, possam tomar as decisões sobre o seu voo.

O tempo de coleta e formatação destas informações seriam insuficientes para praticamente qualquer tomada de decisão do piloto. Afinal, em um ambiente de alta performance, as informações precisam estar disponíveis em tempo real para que as decisões possam ser tomadas em frações de segundos.

Para essa finalidade é interessante considerar a utilização de uma plataforma de CRM específica para a educação como o CRM Rubeus.

O que deve ser visto no painel

Assim como um avião possui um painel de instrumentos capaz de fornecer informações relevantes ao piloto, uma empresa também deve estar munida de informações capazes de leva-la aos seus objetivos. Mas que tipo de painel de instrumentos a sua empresa precisa?

Além de metas e objetivos bem definidos é preciso ter indicadores de gestão no formato certo que forneçam análises rápidas e precisas. Com um mercado cada vez mais feroz e dinâmico é preciso agir rápido para se diferenciar dos concorrentes. É fundamental tomar decisões cada vez mais rápidas e para isso é preciso ter uma estratégia de Business Intelligence eficiente para suportar as tomadas de decisão da sua empresa, disponibilizando indicadores aos tomadores de decisão.

Seus indicadores de gestão precisam estar preparados para fornecer dados em tempo real, uma vez que as decisões precisam ser tomadas o mais rápido possível. Indicadores de gestão que demoram um tempo ou período considerável para ser apurados, podem causar sérios riscos à sua gestão. Para tomar decisões, não dá para esperar um, dois, três dias, ou até mesmo horas, para receber as informações de uma determinada área ou assunto do seu negócio. Você pode estar demorando demais para agir e desperdiçando oportunidades para o seu negócio.

A estratégia de BI definirá o formato e quem são os tomadores de decisão que deverão fazer a análise dos indicadores de gestão bem como a ferramenta de business intelligence que eles serão desenvolvidos e disponibilizados aos seus usuários.

Vale lembrar que a ferramenta de BI escolhida deve estar devidamente alinhada a sua estratégia, permitindo que seus indicadores sejam formatados e disponibilizados da forma adequada para o seu negócio. Saiba mais sobre esses indicadores em nosso artigo Business Intelligence: direcione os esforços do seu time para aquilo que gera resultados.