Meu software de gestão não gera o retorno esperado, o que fazer?

Tempo de leitura: 4 minutos

É muito comum implantarmos um determinado software de gestão e ter a sensação de que o resultado não foi o esperado. A implantação de um ERP não é uma tarefa fácil, diga-se de passagem. São muitas variáveis e fatores que devem ser considerados antes da sua implantação.

A escolha de um ERP deve ser feita com bastante cuidado, através de um estudo minucioso, por profissionais que dominem este tipo de tarefa, para que ele tenha aderência total aos seus processos, negócios e usuários.

Benefícios de um ERP

O ERP é peça chave para uma boa gestão. Através dele, é possível controlar melhor os processos do seu negócio, automatizando controles manuais, além de aumentar a segurança das informações do seu negócio.

Vamos falar um pouco mais sobre alguns benefícios de um ERP:

Gestão unificada

Ao iniciar a implantação de um ERP é preciso rever todos os seus processos para que eles se adequem perfeitamente ao sistema de gestão escolhido. Nesta revisão, os gargalos dos processos são eliminados, garantindo um fluxo de trabalho mais otimizado.

Produtividade

A automatização dos processos garante um aumento considerável na produtividade dos usuários envolvidos nos processos do seu negócio. O ERP permite a integração de todas as áreas da sua empresa, conectando processos distintos, que facilita ainda mais o dia-a-dia dos seus colaboradores.

Redução de Custos

Com a automatização das rotinas manuais, o controle sobre processos críticos passa a ser mais ágil e seguro. Um exemplo clássico pode ser demonstrado através da emissão de notas fiscais. As notas fiscais que antes da implantação do ERP eram emitidas manualmente, agora passam a ser emitidas automaticamente, com alguns cliques. Desta forma, com um processo bem definido no seu ERP, você terá a segurança de que nenhuma nota fiscal deixe de ser emitida e enviada ao seu cliente.

Segurança da Informação

O controle manual dos processos de negócio oferece um grande risco a segurança da informação. Sem um ERP, as informações eram controladas em planilhas ou até mesmo folhas de papel, possibilitando pessoas não autorizadas a acessarem informações confidenciais. O uso de um ERP permite a implantação de uma gestão de segurança da informação eficiente, garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso às informações.

Ficou claro que o ERP tem um papel importantíssimo na gestão da sua empresa, não é mesmo? E quando em alguns casos ele não gera o retorno esperado?

O que muitas empresas acabam se esquecendo é que, a falta de informações relevantes para o seu negócio pode trazer sérios riscos a sua gestão, mesmo com a utilização de um ERP. A ausência de relatórios e indicadores de gestão pode causar a sensação de que, mesmo com todos os seus processos devidamente automatizados e controlados, a gestão da sua empresa ainda precisa de algo.

Se você não pode medir, você não pode gerenciar

Uma boa gestão empresarial precisa de informações relevantes para tomar decisões assertivas no dia-a-dia do seu negócio. Pilotar um avião sem um painel de instrumentos é o mesmo que dirigir uma empresa sem relatórios e indicadores de gestão. Ambos estarão sem ferramentas que possibilitam guiar o rumo da sua empresa ao seu destino (metas e objetivos).

Para criar e disponibilizar relatórios e indicadores de gestão aos gestores ou tomadores de decisão da sua empresa, uma solução de Business Intelligence (BI) cairia muito bem. Através de uma solução de BI adequada, você terá acesso de forma fácil e rápida às principais métricas e indicadores do seu negócio. Além disso, será possível compartilhar de forma fácil e segura todos os seus relatórios e indicadores de gestão com os seus usuários, além de garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso a cada um deles.

Portanto, antes de concluir que o seu ERP não deu o retorno que você esperava, certifique-se de que a sua empresa tem relatórios e indicadores que permitem complementar a gestão do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *