Business Intelligence: agilize a tomada de decisões com os dados certos

Tempo de leitura: 6 minutos

Tomar decisões com os dados ainda é um problema para você e sua empresa? Se a resposta for sim, é bem provável que isso prejudique e comprometa o resultado dos seus negócios, certo? Mas fique tranquilo, você acaba de encontrar a solução para isso. Estamos falando do Business Intelligence!

Nesse artigo, vamos explicar o que é esse conceito e como ele atua na resolução desse problema. Falaremos sobre coleta, tratamento e análise de dados, além da importância e facilidade desse processo, bem como o quanto ele pode auxiliar nas tomadas de decisão e melhoria dos seus resultados.

O conceito Business Intelligence

O BI é definido como um processo de coleta, organização e análise de dados, que dão suporte às tomadas de decisão no ambiente de negócios, através de soluções gráficas (relatórios, indicadores e dashboards). Ou seja, um conjunto de soluções que converte uma grande quantidade de dados brutos consumidos de um banco de dados (Data Warehouse/Data Mart, ambientes transacionais, planilhas de excel e etc) em informações úteis e de fácil compreensão para tomadas de decisão estratégicas.

As empresas que possuem uma estratégia de Business Intelligence bem definida são capazes de analisar as informações estratégicas do seu negócio de forma fácil e rápida, permitindo tomadas de decisões com base em fatos e não em achismos, como ainda acontece em algumas empresas.

Quantidade vs Qualidade dos dados

O crescimento de dados em uma empresa é bastante acelerado, já que todos os dias são produzidas e armazenadas milhares de informações.

A maior parte das empresas utilizam algum sistema de gestão para armazenar seus dados. As que não fazem uso de um ERP provavelmente utilizam outros tipos de software para armazená-los (mesmo que não seja de forma adequada), como por exemplo planilhas eletrônicas (Excel, Google Planilhas e etc).

Diante de grandes volumes de dados é natural que as empresas tenham dificuldade em definir o que de fato importa ao seu negócio, pois neste momento é preciso saber escolher apenas o que será útil nas análises, por isso tratá-los e transformá-los é tão importante.

O tratamento dos dados reduzirá significativamente este volume, já que boa parte dos dados serão sumarizados (resumidos, agrupados), além de descartar tudo aquilo que não for utilizado em suas análises.

Com os dados transformados em informações úteis, eles terão muito mais qualidade que um mero oceano de dados sem significado algum.

Como funciona o BI?

Conhecer a empresa como a palma da mão é apenas uma das muitas obrigações de um gestor. Gerir uma empresa sem saber como anda seu desempenho é um risco e tanto e pode lhe trazer danos irreparáveis.

Para que você não corra esse risco, saiba como organizar e extrair somente o que for útil.

Abaixo descreveremos em algumas etapas como o Business Intelligence funciona e como pode te ajudar:

– Conforme já foi mencionado, primeiramente ocorre a coleta e organização dos dados. São retirados do banco de dados, organizados, tratados e unificados em um ambiente apropriado, como por exemplo, o Data Warehouse;

– A etapa seguinte é a visualização e análise dos dados prontos. Essa exibição pode ocorrer por meio de relatórios, gráficos, dashboards e indicadores de gestão;

– Após a análise, pode ser feito então o diagnóstico da situação da empresa, seus pontos positivos e aqueles que precisam de melhorias;

– Baseado nesse diagnóstico, os gestores têm conhecimento suficiente para tomar decisões adequadas para cada situação, assim como construir estratégias e planos de ação;

– Para finalizar, ocorre o monitoramento. Essa é a etapa em que o gestor tem a possibilidade de acompanhar e monitorar a evolução de todos os processos e ações que estão sendo executadas, por meio dos relatórios e indicadores de gestão implantados na solução de BI escolhida.

Quais as vantagens de utilizar o BI?

A principal função do BI é facilitar a análise e interpretação dos dados. Com as informações coletadas dos bancos de dados corporativos, é possível identificar falhas e corrigi-las, bem como identificar novas oportunidades de negócio. Traçar metas e elaborar planos de ação se torna muito mais fácil e assertivo.

Com o Business Intelligence os gestores podem focar nos resultados obtidos e em novas estratégias ao invés de gastar tempo com coleta de dados e geração de relatórios manuais. O tempo passa a ser mais produtivo e os erros são minimizados ou deixam de existir, sendo possível contar com informações mais consistentes e confiáveis para tomar decisões.

Além das vantagens já mencionadas, ainda é possível obter:

–  Agilidade

É possível apresentar apenas informações úteis e resumidas nos seus indicadores. Quanto mais resumido for, mais rápido será a análise das informações exibidas e consequentemente a tomada de decisão.

Poder tomar decisões com mais agilidade é apenas mais um dos vários benefícios que o BI traz com a sua adoção. Com a automatização do processo de coleta, organização e formatação dos indicadores, o tempo para disponibilizá-los aos gestores é muito rápido.

Lembre-se de que tomadas de decisões rápidas são fundamentais para quem deseja se antecipar aos concorrentes e atingir seus objetivos mais rapidamente.

–  Segurança

Com o uso da solução de BI adequada, além das informações dos relatórios serem mais confiáveis por não sofrerem intervenção manual, é possível disponibilizar seus indicadores em um local seguro (web, por exemplo) e de fácil acesso, além de definir políticas de segurança que garantem que apenas usuários autorizados acessem as informações contidas nos indicadores de gestão.

–  Compartilhamento

Os indicadores de gestão hospedados na sua ferramenta de BI podem ser compartilhados facilmente, sem a necessidade de usar diretórios da rede, trazendo mais agilidade e segurança para este tipo de tarefa.

Você tem também a possibilidade de elaborar um plano de compartilhamento dos seus indicadores para os e-mails dos tomadores de decisão para que eles sequer precisem acessar a solução de BI para visualizá-los.

Crie mais oportunidades para sua empresa, tenha mais domínio do seu negócio, tome decisões mais assertivas, utilize seus dados a seu favor!

Se você quer ler outros artigos como este, assine nossa newsletter para receber dicas e informações sobre Business Intelligence diretamente no seu e-mail!

1 comentário


  1. Parabéns pelo trabalho da equipe! Vocês são muito competentes.

    Saudações!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *