Cinco mitos sobre o Business Intelligence

Tempo de leitura: 3 minutos

Ainda hoje, algumas empresas têm receio ao pensar em implementar novos processos, como o Business Intelligence, em sua rotina. Entre os motivos estão, desconhecer o poder dessa solução, falta de pessoal capacitado para manusear ou até mesmo o comodismo de permanecer nas práticas utilizadas até então.

Porém, estamos aqui para esclarecer alguns mitos e te convencer de que utilizar o BI só tende a gerar benefícios para sua empresa.

Confira a seguir:

1. Só funciona para as grandes empresas

Um dos maiores mitos relacionados ao BI é de que apenas empresas de grande porte se beneficiam com essa solução. Mas a realidade é que existem sim, soluções fantásticas e adequadas para empresas de médio, pequeno porte e até para microempresas. Ao contrário do que muitos pensam, dashboards e indicadores de gestão devem ser utilizados por empresas de qualquer porte.

2. É um programa de computador

Muitas pessoas acham que BI é um programa de computador. O BI é na verdade um processo de coleta, transformação e entrega de informações relevantes para um assunto ou determinado negócio. Ele conta com várias técnicas e componentes como por exemplo, ETL, Modelagem Dimensional, Data Mart e Data Warehouse que são adaptados às particularidades de cada empresa. Não podendo assim ser classificado apenas como uma ferramenta. O conceito de Business Intelligence é bem amplo e vai muito além de ter como função somente a análise de dados.

3. As planilhas de Excel podem substituir o BI

As planilhas de Excel podem até servir de apoio em controles internos ou até mesmo em determinados tipos de planejamento, mas em algum momento elas vão deixar a desejar, quando o assunto é a análise de informações para tomada de decisão. Isso porque o gerente financeiro terá uma com seus números e o gerente comercial outra com outros números, gerando então uma confusão generalizada no cruzamento e análise das informações.

O BI por sua vez, elimina esse risco, porque cria um ambiente informacional único, automatizado, em que todos os setores envolvidos têm acesso a mesma informação, eliminando erros manuais, garantindo a padronização das informações e consequentemente uma tomada de decisão com base em informações confiáveis.

4. BI é complicado e complexo

Por se tratar de um termo relacionado a tecnologia da informação, existe um receio de que o Business Intelligence seja algo difícil de se compreender e manusear. Mas, dentro das soluções de BI, existem formas em que usuários sem conhecimento técnico em TI possam analisar de forma independente informações corporativas com muita facilidade.

Cada vez mais as soluções de BI têm se adaptado aos usuários de negócio para que eles mesmos, sem a ajuda da TI consigam extrair informações corporativas e gerar análises gráficas para a tomada de decisão. Ou seja, uma das premissas do BI é justamente ser uma solução de fácil acesso e utilização.

5. BI é caro demais

Existem diversas soluções de BI no mercado com os mais variados preços. Existem soluções para pequenas, médias e grandes empresas capazes de atender a qualquer uma delas. Para se ter uma ideia, o Power BI, solução da Microsoft lançada recentemente possui um modelo de licenciamento bastante interessante e atrativo para empresas de qualquer porte. O Power BI é licenciado na forma de assinatura. Ou seja, o usuário paga apenas uma assinatura mensal e nada mais por isso para utilizar uma gama de recursos e funcionalidades que contribuem para excelentes tomadas de decisão.

Finalizamos esse artigo frisando que o BI é um processo que traz inúmeros benefícios às organizações e que os profissionais que o utilizam se sentem aliviados por terem aposentado as obsoletas planilhas no arquivo morto da empresa.

Leia também nosso artigo sobre Retorno Sobre o Investimento (ROI) e invista em Soluções de BI na sua empresa.