O Business Intelligence na contramão da crise

Tempo de leitura: 2 minutos

Para conseguir enfrentar a crise econômica que afeta o país periodicamente, empresas dos mais diversos segmentos estão buscando soluções que permitam refazer suas estratégias de forma mais segurança e assim poderem ir na contramão da crise. É nesse momento que elas conhecem e adotam soluções de Business Intelligence.

Uma forma extremamente eficaz de conhecer e dominar um negócio, já que tendo posse de informações valiosas, uma empresa poderá tomar decisões certas e não ser pega de surpresa pela crise.

Como o Business Intelligence pode ajudar?

Treinamento Power BI

Faça sua inscrição

O Business Intelligence é definido como um processo de coleta, organização e análise de dados, que dão suporte às tomadas de decisão no ambiente de negócios, através de soluções gráficas (relatórios, indicadores de gestão e dashboards) dinâmicas e intuitivas.

Esse conjunto de soluções possibilita a conversão de uma grande quantidade de dados brutos consumidos de um banco de dados (Data Warehouse/Data Mart, ambientes transacionais, planilhas de excel e etc) em informações úteis e de fácil compreensão para tomadas de decisões estratégicas.

Sabemos que em tempos de crise, os recursos se tornam escassos, as taxas de juros disparam, o desemprego é acentuado e as empresas se veem obrigadas a recuar nas contratações, reduzir custos internamente e frear os investimentos.

Uma boa solução para manter as contas equilibradas até que a situação do país melhore, pode estar em rever estratégias e mudar planejamentos internos.

Quando você conhece profundamente seus números e tudo que diz respeito ao seu negócio, a probabilidade de tomar decisões equivocadas é quase nula, pois saber exatamente como anda o financeiro da sua empresa por exemplo, faz com que você saiba onde deve poupar e onde pode movimentar sem riscos.

E nada melhor para obter esse tipo de informação do que em tempo real. Essa é uma das vantagens de utilizar uma solução de BI. Através dela, é possível ter muito mais controle de todos os gastos de uma empresa e dessa forma conseguir evitar prejuízos financeiros.

Invista em soluções de BI

Os empresários estão percebendo que mesmo durante a crise, investir em soluções de BI pode ser uma alternativa para driblar os impactos causados nos negócios, pois o BI vem exatamente para guiar tomadas de decisões certas que são imprescindíveis principalmente nesse momento tão delicado de recessão econômica.

Infelizmente a crise é assunto recorrente em nosso país, e não deve ser motivo de pânico entre os negócios, é preciso saber enfrentar esses eventos munidos do que está ao nosso alcance, informações corporativas privilegiadas que estão mais perto do que imaginamos, em nossos próprios bancos de dados.

Conheça mais sobre soluções de BI, leia: Porque aplicar o Business Intelligence (BI) na sua empresa ou fale com um consultor.