RH do futuro: como a tecnologia da informação está mudando as regras

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Apesar de não ser uma novidade, a velocidade com que a Tecnologia da Informação vem crescendo nos últimos anos ainda assusta, e isso tem ficado bem evidente nas organizações. Os avanços tecnológicos como as soluções de inteligência artificial estão sendo cada vez mais comuns e impactantes nas empresas e várias áreas estão sentindo na pele esse impacto, inclusive a de gestão de pessoas.

Por sofrer influência direta em suas atividades, profissionais de RH buscam conhecimento especializado para terem condições de sustentar uma boa gestão e dar apoio nas tomadas de decisões da empresa.

A importância de entender e se adaptar aos avanços tecnológicos

É importante entender bem os conceitos das novas tecnologias e saber que é algo acessível a empresas de qualquer porte e seguimento e um passo importante para quem deseja implementar tecnologia em uma empresa.

Com tanta inovação tecnológica no mercado, as empresas se tornaram mais exigentes e buscam por profissionais que acompanhem esses avanços e tragam soluções junto da tecnologia para suas funções dentro da empresa. A ideia é estar sempre aumentando a produtividade, gerando lucros e reduzindo custos em suas atividades.

Estar atento às novidades e se adequar a elas traz ao profissional um constante aprendizado, além de deixá-lo preparado para atender melhor as demandas da empresa onde trabalha.

Mudanças e vantagens da tecnologia no RH do futuro

A tecnologia vem para otimizar, conduzir e agilizar processos. Todos estes benefícios contribuem no aumento da eficiência nas ações do RH, tornando o setor ainda mais relevante dentro da empresa.

 

  • Recrutamento e seleção

 

Com a tecnologia, ações como a de recrutamento e seleção de pessoal tende a economizar tempo desde a triagem de currículos até o fechamento do processo. A praticidade na seleção de currículos, aplicação de testes e pré-entrevistas online através de softwares de recrutamento, deixam o processo mais objetivo além de aumentar as chances de o RH acertar nas contratações, reduzindo o indesejável turnover (rotatividade de pessoal) por má adaptação ou perfil incompatível do profissional com a empresa.

 

  • Processos operacionais

 

Vários processos de um departamento podem e devem ser informatizados. A tecnologia adotada nos sistemas facilita o dia-a-dia, eliminando os trabalhos burocráticos e até retrabalhos em alguns casos, além de aumentar a produtividade da equipe.

O armazenamento de dados, coleta e análise de informações através das soluções de Business Intelligence, possibilitam tomadas de decisão de maneira mais segura e eficaz. Sem o uso desta tecnologia o processo de tomada de decisões continua sendo um grande desafio para muitas organizações, já que a lentidão e a falta de informações importantes prejudicam a gestão de qualquer negócio.

 

  • Gestão de recursos e benefícios

 

Para ter um melhor controle dos recursos e benefícios que as empresas oferecem aos colaboradores, é importante sempre ter em mãos informações relevantes sobre os colaboradores, folha de pagamento, promoções, benefícios e treinamentos, e se tudo isso estiver informatizado, a gestão e o planejamento ficam ainda mais fáceis, otimizando o tempo despendido para analisar todas estas informações.

 

  • Engajamento dos colaboradores

 

Através da tecnologia, é possível criar canais ou portais internos para disponibilizar normas, políticas da empresa, metas, indicadores de gestão e informativos em geral. Esse processo ajuda na integração dos setores e facilita a comunicação interna, melhorando o desempenho e engajamento de cada equipe com os objetivos da organização.

Com a implantação da tecnologia, o RH adquire mais controle e gestão de tudo que se passa na empresa, podendo calcular melhor os passos a serem dados. Os reflexos dessas mudanças já podem ser vistos em várias organizações de sucesso.