RH e tecnologia: como adaptar o setor às novas tendências?

Tempo de leitura: 3 minutos

A tecnologia tem avançado muito depressa e setores como o de RH buscam a todo instante se adaptar às novas tendências, para conseguir resultados mais assertivos dentro das organizações.

Sistemas e ferramentas modernas evoluem a cada dia e é preciso saber acompanhar e selecionar as soluções ideais,  para não correr o risco de investir em algo que não atenda às necessidades da empresa ou que se torne rapidamente obsoleto no mundo dos negócios.

Seja criterioso e faça uma análise ampla

Tendo em vista que o papel do RH em uma empresa é de alinhar gestão a bons resultados, desenvolvendo os recursos humanos da organização, é fundamental considerar a implantação de soluções inteligentes que contribuam para alcançar esse objetivo. A solução ideal é aquela que descomplique a rotina e otimize as tarefas diárias do setor.

Quando se fala em sistemas de informação, há inúmeras opções disponíveis, mas a melhor tendência é a que de fato vai trazer mais benefícios de forma rápida e prática para sua empresa. Seja crítico e observe pontos importantes no momento da escolha.

Busque saber qual solução vai te auxiliar nos planejamentos estratégicos do RH, qual vai mensurar facilmente os resultados obtidos ou qual é a mais adequada para gerar cada vez mais insights para a empresa como um todo, por exemplo.

Deve-se atentar também se o sistema é simples de compreender e fácil de usar, se mesmo sem ter conhecimento técnico aprofundado vai ser funcional para o usuário e determinante na sua produtividade.

Informações como estas, afunilam o leque de opções e te direcionam para a solução mais adequada para o seu negócio.

Soluções de Business Intelligence

Business Intelligence é um processo de coleta, transformação e entrega de informações relevantes para um assunto ou determinado negócio. São tarefas que podem ser simplificadas com soluções de BI:

  • Recrutamento e seleção;
  • Treinamento e capacitação;
  • Análises de desempenho;
  • Técnicas de segurança e medicina do trabalho;
  • Mensuração de campanhas internas 

Com essa tecnologia, essas e muitas outras frentes de trabalho se tornam mais rentáveis e de mais fácil interpretação no momento de cruzar informações, além de apresentar melhor os resultados para os tomadores de decisão.  

Com o BI, os gestores de RH podem aposentar o uso das confusas e trabalhosas planilhas eletrônicas e passar a gerar dashboards e indicadores de gestão que permitem identificar e tratar possíveis deficiências do setor ou da empresa, de maneira extremamente eficiente e segura.

Conhecendo a raiz do problema, fica mais fácil resolvê-lo e assim é possível canalizar as habilidades dos colaboradores no aumento da produtividade da equipe, sempre em busca de melhores resultados. Por esses e outros motivos, as soluções de BI são tão bem aceitas e vantajosas nos departamentos de recursos humanos.

O BI pode ser utilizado por organizações de grande, médio, pequeno porte e também microempresas. Essas soluções se adaptam às particularidades de cada empresa e ao contrário do que possa parecer, o custo-benefício dessa solução é altamente satisfatório.

Existem diversas soluções no mercado que possuem um modelo de licenciamento bastante interessante e atrativo em forma de assinatura. Isto é, o usuário paga apenas uma assinatura mensal para ter acesso a uma série de recursos e funcionalidades que contribuem para excelentes tomadas de decisão.

Se interessou pelo poder que a tecnologia pode proporcionar ao seu negócio? Saiba mais sobre o Business Intelligence, navegue pelo nosso site: Porque aplicar o Business Intelligence (BI) na sua empresaGlossário Business IntelligenceCinco mitos sobre o Business Intelligence