Tempo de leitura: 3 minutos
Quem utiliza diariamente soluções para análise de dados sabe o quanto é importante e até mesmo indispensável ter a possibilidade de publicar um dashboard na nuvem, bem como compartilhar esses painéis de indicadores, para que possam ser acessados por outros usuários, utilizados na Web e nos mais diversos dispositivos móveis.
De maneira prática e fácil o Power BI disponibiliza essas funcionalidades, tornando possível publicar e compartilhar os dashboards com outros usuários, além de postagens em sites e blogs, e até mesmo por meio de e-mails ou nas mídias sociais.
É tão simples de fazer, que preparamos um passo a passo simples com todas as informações que você precisa para começar agora mesmo.
Conheça as vantagens de publicar um dashboard na nuvem e aprenda como fazer
A funcionalidade de publicar dashboards na nuvem traz vantagens e algumas podem impactar diretamente na redução de custos da empresa e também na execução de processos diários como:
- Acesso em qualquer lugar;
- Acesso em qualquer dispositivo móvel;
- Backup – garantia de ter o documento salvo;
- Facilita o compartilhamento com outros usuários, dando oportunidade de acesso onde e quando quiser, pois, todas as aplicações estarão disponíveis na web.
Pensando em como essa solução pode ser vantajosa para você, fizemos um tutorial para te ensinar como publicar um dashboard na nuvem.
Confira a seguir:
1. Após criar um relatório no Power BI Desktop, selecione o ícone Publicar. Conforme apresentado na figura abaixo:
2. Selecione o destino da publicação e clique no botão Selecionar, como apresentado na figura abaixo:
Durante o processo de publicação do relatório a tela a seguir é apresentada:
Após o upload ser concluído, a tela de confirmação é apresentada contendo um link que direciona para o relatório no ambiente web do Power BI, conforme apresentado na figura abaixo:
3. Pronto! O relatório do Power BI Desktop já foi publicado no serviço do Power BI. Ou seja, aprendemos a publicar um dashboard na nuvem.
Deu para ver o quanto é simples de fazer e como esse processo gera benefícios, não é mesmo?
Gerenciar códigos de inserção
1. Com o dashboard ou relatório publicado na nuvem, é possível compartilhar com outros usuários. No serviço Power BI, selecione o ícone de configuração como apresentado na figura abaixo:
2. Na aba deste ícone, selecione Gerenciar códigos de inserção. Conforme apresentado na figura abaixo:
Será apresentado a lista de códigos de inserção criadas referentes aos relatórios publicados. Desta forma será possível gerenciar os códigos de inserção por relatório. Observe na figura abaixo:
3. Neste ambiente é possível recuperar os códigos de inserção. Selecione o ícone abrir o menu ‘…’, e em seguida clique em obter código conforme apresentado na figura abaixo:
Na tela de Código de inserção, será disponibilizado o link do relatório, que pode ser enviado por e-mail ou pelas redes sociais. E o código HTML, que possibilita realizar publicações em sites e blogs. Observe na figura abaixo:
4. Assim como recuperar os códigos de inserção, também podemos excluí-los, fazendo com que todos os links para esse relatório ou visual não funcionem mais. Para isso, basta selecionar o ícone abrir o menu ‘…’, e em seguida clique em Excluir. Como apresentado na figura abaixo:
Será solicitado uma confirmação de exclusão.
Se você ainda não utiliza essa solução na sua empresa, pode começar a partir de agora.
Receba dicas e tutoriais com esses diretamente no seu e-mail, assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!
Gostaria de participar do treinamento de Power BI? Acesse o conteúdo programático, clicando na imagem abaixo!