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O dia a dia de um setor de RH é intenso. São várias as atividades que compõem a gestão de toda uma empresa e é o RH que se encarrega de gerir desde processos de recrutamento e seleção até investimentos em treinamentos e etc. E em meio a tantas tarefas diárias é preciso saber administrar o tempo para ser capaz de exercer uma gestão produtiva.
Para tanto, a tecnologia se revela muito útil e traz uma série de benefícios que contribuem diretamente para uma boa gestão. Soluções de automação de tarefas, segurança da informação ou de análise de dados por exemplo, são alguns dos recursos que podem ser implementados no setor/empresa para dar suporte em cada demanda e melhorar o processo de gestão como um todo.
Neste post, vamos discutir 3 soluções possíveis para otimizar a gestão de pessoas na sua empresa. Confira!
A importância de utilizar soluções tecnológicas na gestão de pessoas
As soluções tecnológicas existem para, como o próprio nome sugere, solucionar problemas e tornar mais fácil o dia a dia de todos nós.
Nesse caso, estamos falando das vantagens que elas oferecem no nosso ambiente de trabalho. Para conseguir produzir mais e com qualidade, é preciso saber aproveitar o tempo e as ferramentas hoje disponíveis.
De nada adianta executar um trabalho de alta performance se você precisa despender muito tempo para concluí-lo. Para tanto, as soluções tecnológicas vêm para simplificar e potencializar nosso trabalho. Ao utilizá-las, podemos automatizar tarefas repetitivas que podem ser programadas e executadas por sistemas e destinar nosso tempo para pôr em prática ações mais estratégicas.
Sem mais delongas, vamos aos benefícios que podem ser obtidos utilizando as soluções tecnológicas:
Automação de tarefas
Automatizar tarefas é uma enorme vantagem para qualquer empresa. Por meio da automação, é possível substituir esforço humano, principalmente para tarefas repetitivas, por um sistema que permite a automação de tarefas do dia-a-dia.
Algumas vantagens de automatizar processos:
– Reduzir custos: quanto menos treinamentos, capacitação e horas extras dos funcionários para tarefas corriqueiras, menos gastos;
– Reduzir erros: quanto menos trabalhos feitos manualmente, menor a probabilidade de erros;
– Aumentar a produtividade: com a automatização, se produz mais em menos tempo. O tempo que seria destinado na realização de tarefas longas e/ou rotineiras é revertido em outras atividades mais estratégicas;
– Explorar outras habilidades do colaborador: a condição de multitarefa sobrecarrega o funcionário e ele acaba não desempenhando nenhuma delas com excelência. O ideal é que ele seja substituído pela automação em tarefas básicas e se dedique em tarefas mais estratégicas.
Segurança da informação
Cuidar dos dados da empresa é fundamental principalmente quando se trata de informações corporativas, já que elas devem ser mantidas em sigilo e somente pessoas autorizadas podem ter acesso.
A perda ou vazamento de dados pode ser algo desastroso, além de trazer muitos prejuízos para a empresa, pois nem tudo poderá ser recuperado. Algumas causas de perdas são:
– Erro do usuário através de uma formatação errada ou exclusão de arquivos importantes;
– Vírus podem infectar e corromper seriamente o sistema levando a danos irreparáveis;
– Fenômenos naturais, como por exemplo raios, podem queimar equipamentos causando a perda irrecuperável dos dados.
Para evitar situações assim, existem as soluções de BI, que podem armazenar e proteger um alto volume de dados, trazendo mais segurança e permitindo acesso sempre que necessário apenas por pessoas autorizadas.
Análise de dados
A análise de dados permite ao RH e a todos os setores de uma organização, medir o efeito de suas ações, tomar decisões mais assertivas, melhorar seu desempenho, criar e alinhar estratégias, entre outros.
Mas como extrair as informações importantes com precisão para fazer uma análise conclusiva?
Por meio de uma estratégia de Business Intelligence é possível coletar, transformar e entregar informações relevantes sobre a empresa de forma fácil, rápida e segura. Os dashboards criam gráficos com informações claras e objetivas para que a análise seja eficiente e assertiva, permitindo que a gestão tenha mais segurança nas tomadas de decisão.
A forma como essa análise é feita reflete diretamente nos resultados, por isso é importante saber quais indicadores de gestão aplicar. Isso vai variar de acordo com a demanda do momento.
Alguns indicadores mais comuns são:
- Investimento em Admissão
- Headcount (contagem de funcionários)
- Absenteísmo (faltas)
- Turnover (rotatividade de pessoal)
- Investimento em treinamentos
- Avaliação de desempenho
- Folha de Pagamento
O objetivo dos indicadores é apresentar de forma fácil, clara e objetiva informações relevantes sobre uma determinada área ou assunto e permitir que tomador de decisão direcione esforços para as questões que carecem de mais atenção. Essa análise visa identificar previamente algum risco, corrigir alguma falha, refazer metas, comparar resultados, criar ou rever planejamentos e etc.
Essas são apenas algumas soluções inteligentes que podem ser implementadas na gestão de uma empresa. Quanto mais envolvida a empresa estiver com a tecnologia, mais vantagem competitiva ela terá e resultados positivos alcançará.
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Até a próxima!