5 tendências que sua empresa precisa adotar nos próximos 3 anos

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você está sempre em busca de novidades para acelerar o desenvolvimento e crescimento do seu negócio, pois sabe o quanto a concorrência está forte e entende a necessidade de se reinventar, não deixe de ler as 5 tendências que sua empresa precisa adotar nos próximos anos, que apresentaremos ao longo deste artigo.

Você vai entender como a tecnologia pode impactar o seu negócio e como você pode tirar o máximo do que deverá estar em alta nos próximos anos.

A presença cada vez mais intensa da tecnologia nas organizações

Está cada vez mais comum ouvir falar de inovação e tecnologia e isso se deve ao fato das pessoas estarem empreendendo mais, principalmente em áreas que visam facilitar nosso dia a dia pessoal e profissional que é geralmente tão corrido.

A importância de acompanhar as inovações e utilizar a tecnologia a favor de uma empresa é que além de otimizar processos e aumentar a produtividade, promove mais excelência na qualidade do serviço prestado, mantém a notoriedade da marca/empresa e contribui para que não perca espaço para a concorrência.

Continue lendo e descubra o que pode ser aplicado na sua empresa.

As inovações e tendências de mercado para os próximos anos

Já deu para perceber que o modo de fazer negócio está mudando e o grande esforço voltado para o desenvolvimento de tecnologias acontece porque seria muito difícil viver sem ela, além de ser um grande desperdício não explorar ainda mais seu potencial.

A seguir, você poderá conferir algumas tendências que devem fazer parte do dia a dia das pessoas e principalmente empresas nos próximos anos.

Confira!

1 – Cloud computing – Computação na Nuvem

Essa é sem dúvidas uma das principais tendências corporativas para os próximos anos, pois já está em alta e tende ficar ainda mais popular com os passar dos anos.

A Cloud computing ou Computação em nuvem é uma forma simples de acessar servidores, bancos de dados, softwares, arquivos, entre outros via internet. Ou seja, ele elimina a necessidade de armazenamento em ambientes físicos, dando oportunidade de acesso onde e quando quiser, pois, todas essas aplicações estarão disponíveis na web.

Essa tendência tem sido bem vista, pois possibilita reduzir gastos que seriam feitos para a compra de hardware e software, profissionais de TI para gerenciamento de ambiente e soluções, além da energia elétrica para funcionamento e resfriamento dos equipamentos.

As empresas têm optado pelo armazenamento de dados em nuvem para poupar espaço em suas máquinas, pelo fácil compartilhamento de dados e por conta de toda a versatilidade e segurança que ele oferece.

2 – BI – Decisões guiadas por dados

O BI vem conquistando espaço e será ainda mais requisitado pelas empresas, se tornando essencial para uma gestão eficiente.

O volume de dados cresce a cada dia e ao contrário do que já foi muito comum – não dar tanta atenção a eles para fundamentar um negócio – o entendimento do que eles representam e podem oferecer, já vem sendo visto como extremamente importante no que diz respeito a relacionamento com o cliente, comparação e acompanhamento de resultados, riscos e oportunidades de investimentos, entre vários outros indicadores essenciais para a saúde vital de uma empresa.

O processo de coleta e tratamento de dados deverá se tornar cada vez mais essencial nas empresas e o conceito de Business Intelligence virá para finalmente extinguir as tomadas de decisão baseadas em achismos, dando lugar a decisões sólidas e seguras por meio de informações objetivas e confiáveis que uma solução de BI pode proporcionar.

O Power BI por exemplo, é uma solução de Business Intelligence altamente recomendável, pois, além de ser simples, prática e ter uma boa relação custo-benefício, se trata de uma solução desenvolvida pela Microsoft, que pela 11º vez consecutiva foi eleita pelo Gartner Group como líder em soluções analíticas.

3 – Inteligência artificial

A inteligência artificial e Machine Learning (aprendizado de máquina) são definições sobre a capacidade das máquinas de aprender e executar ações substituindo o ser humano.

Muitas empresas estão adotando essa tendência porque através dela é possível obter vantagens altamente expressivas, como mostra alguns exemplos:

» Nível de produção industrial: os robôs são usados para criar, montar e embalar peças, trazendo aumento relevante na produção;

» Automóveis inteligentes: já existem automóveis que são guiados por pilotos automáticos. Com a inteligência artificial o veículo pode ser conduzido e estacionado sozinho, além de conseguir prever riscos de colisão;

» Transações financeiras: são utilizados para analisar, gerenciar e informar mais rapidamente dados financeiros, bem como avisar o cliente quando ocorrer alguma transação suspeita em sua conta.

» Atendimento ao cliente (Chatbot): também chamados de assistentes virtuais, os chatbots são robôs que simulam uma conversa humana por meio de chat.

O objetivo desse serviço é automatizar tarefas, trazendo mais agilidade no atendimento a clientes. O chatbot pode ser utilizado para tirar dúvidas, vender algum produto, dar informações, fazer pesquisas, entre outras funções.

Vale lembrar que o chatbot é utilizado por inúmeras empresas e é bem conhecido por conta de sua performance no Facebook, Apple (Siri), Google, entre outros.

4 – Mobilidade – Apps

Tem se tornado cada dia mais comum a utilização de dispositivos móveis no cotidiano das pessoas. A conveniência e praticidade de poder resolver vários assuntos pelo smartphone ou tablet, por exemplo, é altamente atrativa.

Além da possibilidade de acessar todo tipo de conteúdo e arquivos pela tela do celular, também é possível fazer transações financeiras, compras, conexões sociais e mais uma série de ações com a ajuda de aplicativos.

Esse fenômeno já tem sido muito bem aceito pelas pessoas e deverá ser ainda mais explorado pelas empresas nos próximos anos.

5 – Moeda virtual – Bitcoin

Também conhecida como criptomoedas, o Bitcoin trata-se de um dinheiro, assim como o real, euro ou dólar. O que o diferencia das moedas convencionais é que sua emissão não é controlada pelo banco central ou pelo governo, por ser virtual. Sendo assim, a única forma de utilizá-lo (comprar, vender ou transferir) é pela internet.

Empresas como a Dell e a Microsoft por exemplo, já aceitam pagamentos com Bitcoins.
A moeda virtual pode ser utilizada em compras online, viagens, restaurantes, entre outros.

Entre suas vantagens estão:

» A agilidade nas transações, levando poucos minutos para conclusão;

» Ter funcionamento contínuo sem depender de dias úteis ou horário de funcionamento restrito;

» É seguro, pois funciona com base na criptografia (codificação de informações, na qual somente o emissor e o receptor conseguem decifrá-las), o que mantém em sigilo todas as transações realizadas.

Essas e outras características e vantagens apontam que esta tendência deverá ser adotada nos próximos anos em muitas empresas.

Todas essas inovações tecnológicas são tendências para os próximos anos, contudo muitas delas já fazem parte de grandes e pequenas empresas atualmente.

 

A expectativa é que a tecnologia avance ainda mais com o passar dos anos e para que sua empresa possa acompanhar esse movimento, se mantenha sempre informado.

Quer saber mais sobre tecnologia? Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *