Gestão ágil para instituições de ensino, o que podemos aprender com os dados

Tempo de leitura: 4 minutos

A competitividade no mercado de educação aumenta a cada dia diante de diversos fatores. Seja por conta da crise econômica que o Brasil vive, dificultando o acesso ao crédito para financiar um curso ou seja por conta da tecnologia que permite, por exemplo, cursos à distância em um custo muito menor e que cresce em ritmo acelerado (Fonte: Sindata/Semesp/Censo INEP).

Diante de todo este cenário é preciso criar diferenciais para se destacar dos concorrentes e conquistar os seus clientes (público alvo). Mas para isto é preciso se organizar e utilizar ferramentas adequadas que forneçam o devido suporte a gestão da sua instituição de ensino.

Nesse contexto destacam-se as instituições que otimizam o seu processo de captação on-line. Para saber mais sobre como melhorar suas vendas de cursos on-line, clique aqui.

Cenário atual nas instituições de ensino

O uso de planilhas eletrônicas (Excel, Google Docs e etc) para manipulação de dados e formatação de indicadores ainda é bastante comum nas instituições de ensino e deve ser tratado como um ponto de atenção. Este processo oferece vários riscos a qualidade da informação que é disponibilizada aos tomadores de decisão. A manipulação manual dos dados é bastante preocupante, uma vez que podem ocorrer erros de digitação, por exemplo, comprometendo a confiabilidade dos dados.

Além disto, o processo manual para captura e tratamento dos dados, formatação dos indicadores e disponibilização aos tomadores de decisão é bastante lento. O tempo gasto para preparação destes indicadores podem acabar comprometendo a tomada decisão. Não podemos esquecer que com um mercado cada vez mais competitivo, as decisões devem ser tomadas rapidamente para que você não perca tempo identificando problemas e oportunidades na sua instituição.

Como as ferramentas adequadas trazem agilidade e dão suporte a gestão

Para que as tomadas de decisões sejam rápidas, precisas e confiáveis, o uso de ferramentas adequadas é obrigatório para este processo. As soluções de Business Intelligence permitem automatizar o processo, desde a captura dos dados até a entrega dos indicadores aos tomadores de decisão. Ou seja, o uso da ferramenta correta agiliza todo o processo e consequentemente permite tomadas de decisões mais rápidas, eliminando a manipulação manual dos dados e formatação de indicadores de gestão.

Resultados

A utilização de soluções de Business Intelligence para automatizar a coleta, formatação e disponibilização de indicadores traz uma série de benefícios ao processo de tomada de decisão:

Agilidade

Ter uma solução de BI para executar todo o processo agiliza as tomadas de decisão. Esqueça todo o trabalho manual para preparar indicadores de gestão sempre que o tomador de decisão solicita estas informações. Com a solução de BI correta os indicadores podem ser gerados pelos usuários instantaneamente, sem perda de tempo.

Informações confiáveis

A preparação automática dos dados traz confiabilidade às informações que são disponibilizadas nos indicadores de gestão. Com isso, os erros manuais são eliminados e as informações passar a ser seguras e confiáveis.

Segurança da informação

Um ponto bastante importante que em muitas vezes acaba passando despercebido por algumas empresas é a segurança da informação. Garantir que apenas usuários autorizados acessem apenas as informações que eles devem ter acesso é fundamental para uma boa gestão. Afinal, você não vai querer que usuários não autorizados tenham acesso a informações confidenciais, não é mesmo?

Compartilhamento das informações

Ao invés de realizar o compartilhamento manual dos indicadores por e-mail, as soluções de BI permitem que você automatize este processo, por exemplo, agendando o envio de um determinado indicador de gestão por e-mail para usuários específicos. Este processo passa a ser executado uma única vez para que o indicador seja enviado aos usuários desejados pelo período de tempo desejado.

Para quem busca agilidade e segurança nas tomadas de decisões, o uso de soluções de BI adequadas é um ótimo caminho.

Sua empresa já usa BI? Compartilhe conosco a sua opinião sobre a gestão com base em dados.