Embedded Analytics: integrar o BI ao ERP aumenta a adoção da solução de BI pelos usuários

Tempo de leitura: 2 minutos

Um do principais meios para medir o sucesso de um software em uma empresa é através do nível de adoção do mesmo pelos usuários. Naturalmente quanto mais usuários utilizando uma solução, geralmente maior é o seu sucesso.

Infelizmente, na área de Business Intelligence em geral a adoção é muito baixa.

De acordo com pesquisas recentes do Gartner somente 30% dos usuários potenciais de uma organização utilizam ferramentas de BI específicas em seu dia a dia. Porém quando falamos de Embedded Analytics, a análise de dados integrada ao ERP, esse número sobe para mais de 60%.

Mas por que o Embedded Analytics alcança maior sucesso?

Porque é fácil de acessar: Os usuários do ERP não precisam alternar para outra aplicação e ainda realizar outro login.

Porque é exibido dentro do próprio ERP: Os usuários conseguem ver as informações desejadas instantaneamente, dentro do contexto atual.

Porque é integrado aos processos do ERP: Os usuários podem disparar processos do ERP em resposta à análise das informações, em um contexto integrado e único.

Portanto, integrar o BI ao ERP aumenta a adoção da solução de BI pelos usuários simplesmente porque todos nós preferimos sempre o que nos traz maior conforto e agilidade. Fazendo analogia com um painel de instrumentos de um automóvel, as ferramentas de BI externas seriam o rádio em sua posição convencional, e o Embedded Analytics seria os controles do rádio acoplados ao volante, permitindo o seu controle sem a necessidade de retirar as mãos do do mesmo.

O grande problema é que vivemos em um mundo “especialista”, e dificilmente encontramos a melhor ferramenta de BI e o melhor ERP juntos na mesma solução. Temos excelentes ERPs com ferramentas de BI razoáveis, e excelente ferramentas de BI, sozinhas e desacompanhadas de uma boa solução de ERP.

A solução Bi9 Reports vem justamente para resolver esse problema, integrando o melhor ERP do Brasil às melhores ferramentas de BI do mundo:

TOTVS RM + Microsoft Reporting Services e Microsoft Power BI.

O Bi9 Reports leva os “botões do rádio ao volante”, permitindo aos usuários do TOTVS RM utilizarem as melhores ferramentas de BI de um modo confortável, prático, produtivo e elegante.

Para conhecer esta solução ou obter treinamento em Power BI, fale com a Bi9.

Abraço e até a próxima!