Altere o DataSource de vários relatórios do Microsoft Reporting Services simultaneamente

Tempo de leitura: 1 minuto

Através do Bi9 Reports é possível realizar a alteração do DataSource (Fonte de Dados) de vários relatórios do Microsoft Reporting Services, simultaneamente.

Esta funcionalidade não está disponível no Report Manager (página web) do Microsoft Reporting Services. Desta forma, caso o administrador do Reporting Services queira alterar o DataSource de todo o seu catálogo de relatórios, ele deverá acessar as propriedades de cada relatório para alterar os DataSources.

Para se ter ideia do esforço necessário para realizar esta operação pelo Report Manager, são necessários em média sete cliques por relatório para alterar o DataSource. Para alterar o DataSource de cem relatórios, por exemplo, são necessários setecentos cliques para concluir o processo.

Realizando esta mesma operação pelo Bi9 Reports, são necessários apenas cinco cliques para alterar o datasource de um ou mais relatórios. Para alterar o DataSource de cem relatórios, por exemplo, são necessários apenas cinco cliques para concluir o processo.

Assista o vídeo e veja como é simples e rápido alterar o DataSource de múltiplos relatórios do Microsoft Reporting Services simultaneamente através do Bi9 Reports.

A seguir, detalhamos o processo realizado no vídeo:

1) Acesse a Visão de Relatórios do Bi9 Reports;

2) Selecione o relatório que você deseja alterar o DataSource;

3) Clique com o botão direito do mouse e selecione o item Relatório e em seguida selecione o subitem Atualizar Fonte de Dados (DataSource);

4) Selecione o DataSource desejada e clique em OK;

5) Se desejar alterar o DataSource de todos os relatórios da pasta, marque a opção “Aplicar para todos os objetos dessa pasta”. Se desejar alterar o DataSource de todos os relatórios existentes na(s) subpasta(s), marque a opção “Aplicar para todos os objetos e subpastas recursivamente”;

Pronto! O DataSource dos relatórios foi alterado com sucesso!

Conheça o Bi9 Reports e surpreenda-se!

Parar agendar uma apresentação, envie um e-mail para: comercial@blog.bi9.com.br.